[weglot_switcher]

Iscte introduz disciplina de tecnologias digitais em todos os cursos da Escola de Gestão

O Iscte Business School quer dotar os alunos de competências técnicas digitais desde o início dos estudos e criou uma nova disciplina, que vai ser lecionada já a partir do próximo ano letivo 2025-2026.
22 Maio 2025, 07h00

Todos os estudantes de licenciatura da Iscte Business School vão ter uma nova disciplina em tecnologias digitais logo no primeiro ano do curso. Entre os conteúdos a abordar na unidade curricular figuram Inteligência Artificial (IA), programação, análise de dados, Excel e software de apoio à gestão.

A disciplina vai ser lecionada já a partir do próximo ano letivo 2025-2026.

Num passo pioneiro em Portugal, a casa-mãe Iscte-Iul, introduziu em 2019  a cadeira de Ciência de Dados nas licenciaturas de todas as suas escolas.

“Este aprofundamento das tecnologias digitais faz parte de uma atualização global dos planos de estudo na Escola de Gestão”, explica a instituição liderada por Maria João Cortinhal.

A Iscte Business School anuncia, em comunicado enviado à nossa redação, que vai reforçar em todos os anos das licenciaturas e mestrados conteúdos em inteligência artificial, em análise de dados, em ética e em sustentabilidade, temas centrais de nova economia que serão lecionados com uma forte componente prática e aplicação a casos empresariais.

Uma das prioridades do novo modelo formativo é, segundo a Escola, reforçar a proximidade no ensino, sobretudo no primeiro ano e ter um número de alunos reduzido por aula. O objetivo é garantir um acompanhamento mais individualizado para que a transição do secundário para o ensino superior seja mais apoiada. A abordagem pedagógica será igualmente renovada, com mais foco no trabalho por projetos, em aulas de aplicação prática e numa maior relação entre as diferentes unidades curriculares, adianta o documento.

Ana Lúcia Martins, na foto, vice-dean for Teaching and Innovation da Iscte Business School revela que a revisão curricular envolveu docentes, estudantes e representantes do setor empresarial, num esforço de escuta ativa do mercado de trabalho e de adaptação às suas necessidades. “Mantemos uma ligação permanente com empresas de diferentes sectores, com as quais reunimos regularmente para compreender as suas expectativas e antecipar as tendências do mercado”.

Paralelamente à renovação dos planos de estudo, a ligação entre academia e o mundo dos investimentos e dos negócios será reforçada com seminários, workshops e formações extracurriculares em temas como a liderança, a comunicação ou a gestão de equipas.

A Iscte Business School quer que a dimensão prática da sua formação se mantenha como “um traço distintivo” face a outras universidades, apostando, por isso, em trabalhos desenvolvidos em contexto real ao longo dos cursos, em projetos finais realizados dentro de empresas e em oradores de indústria em aulas e seminários.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.