Iscte lança Prémio Políticas Públicas dedicado à prevenção da Covid-19

Segundo Ricardo Paes Mamede, presidente do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais do Iscte, o prémio visa reconhecer e valorizar o trabalho que está a ser feito em autarquias e serviços de administração central e pode ser replicado por outros organismos.

A edição 2020 do Prémio IPSS-Iscte Políticas Públicas é dedicada à prevenção da Covid-19 e ao combate aos seus efeitos socioeconómicos em diferentes áreas. Os vencedores nas categorias de administração central e administração local são escolhidos num grupo de dez entidades selecionadas e os seus nomes conhecidos no próximo dia 20, numa cerimónia online.

“Pretendemos dar a conhecer as melhores práticas implementadas no nosso país e, ao mesmo tempo, reconhecer e valorizar o bom trabalho que está a ser feito e que pode ser replicado por outros organismos”, explica Ricardo Paes Mamede, presidente do IPPS – Instituto para as Políticas Públicas e Sociais do Iscte. “Só com uma execução de medidas muito eficientes iremos conseguir reduzir os efeitos catastróficos que a pandemia trouxe, e continuará a trazer, em termos económicos, sociais, educativos e culturais”.

Esta edição do prémio recebeu 75 candidaturas – 41 da administração local e 34 da administração central – que estão a ser avaliadas por um júri presidido pela professora do Iscte, Maria Asensio. “A saúde, os direitos humanos e os transportes são apenas algumas das áreas que tiveram uma série de boas práticas implementadas ao longo destes últimos meses para prevenir as origens da pandemia e mitigar as suas consequências”, adianta.

O Prémio IPPS-ISCTE Políticas Públicas é organizado pelo ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa e pelo seu Instituto de Políticas Públicas e Sociais e distingue as melhores práticas de administração pública em Portugal.

A Câmara Municipal do Fundão venceu a edição de 2019 na categoria de administração Local, com o projeto “Ubbu – code literacy”,  que permite que os alunos do ensino básico do concelho aprendam competências de programação digital. Na categoria da administração central venceu a Direção de Energia e Geologia, com o projeto “Tarifa Social de Energia – Procedimento Automático”, que permite um desconto automático nas tarifas de eletricidade e gás natural.

 

Finalistas do Prémio IPSS-Iscte Políticas Públicas 2020

Administração Central

· Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais: “Programa de ação em meio prisional de prevenção e combate à infeção epidemiológica por COVID 19”

· SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE: “SNS24 – Novos Serviços do Centro de Contato do Serviço Nacional de Saúde”

· SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE: “Ação de Track & Trace – Auto-report & Trace Covid-19”

· Direção-Geral da Educação (DGE): ““Não paramos. #EstamosOn com as escolas”

· Instituto de Segurança Social, I.P. (ISS) e Instituto de Informática (II): “Medida excecional e temporária de proteção dos postos de trabalho, no âmbito da pandemia COVID-19”

 

Administração Local

· Câmara Municipal de Cascais: “Programa Máscaras Acessíveis e Fabrica das Máscaras COVID-19”

· Câmara Municipal do Porto: “Programa municipal de deteção precoce de COVID-19 em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas da cidade do Porto”

· Câmara Municipal de Loures, ACES Loures/Odivelas, Setor Territorial Loures/Odivelas da Segurança Social e Hospital Beatriz Ângelo (HBA): “Partilha de informação e ação conjunta no combate à pandemia de COVID-19 no concelho de Loures, na fase da primavera/verão”

· Câmara Municipal de Matosinhos, Departamento de Intervenção Social, Divisão de Promoção Social e Saúde: “Politica Social “Matosinhos Mais Perto de Si”

· Serviços Municipalizados de Transportes Colectivos do Barreiro: “Politica de mobilidade no combate à pandemia de COVID-19”

 

 

Ler mais
Recomendadas

Torres Vedras vai ter ensino superior em saúde. Polo abre no próximo ano com mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica

O antigo edifício dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento da cidade torreense vai albergar o novo polo do IPLeiria, considerado de grande importância para a escolha da localização do futuro Hospital do Oeste.

Colégios privados reservam-se ao direito de darem aulas online durante pontes dos feriados

A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) emitiu um comunicado a esclarecer que os colégios privados estão no seu direito de darem aulas online nos dias que antecedem os feriados, apesar da proibição das escolas abrirem fisicamente.

UAveiro impulsiona mudança de hábitos e distribui 239 bicicletas a alunos, professores e funcionários

O projeto, pioneiro em Portugal, é lançado esta segunda-feira, 23 de novembro, e, segundo o reitor Paulo Jorge Ferreira, permite que se façam menos 16 mil quilómetros de carro. Um contributo para um ar mais limpo.
Comentários