[weglot_switcher]

Iscte lança Prémio Políticas Públicas dedicado à prevenção da Covid-19

Segundo Ricardo Paes Mamede, presidente do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais do Iscte, o prémio visa reconhecer e valorizar o trabalho que está a ser feito em autarquias e serviços de administração central e pode ser replicado por outros organismos.
6 Novembro 2020, 20h05

A edição 2020 do Prémio IPSS-Iscte Políticas Públicas é dedicada à prevenção da Covid-19 e ao combate aos seus efeitos socioeconómicos em diferentes áreas. Os vencedores nas categorias de administração central e administração local são escolhidos num grupo de dez entidades selecionadas e os seus nomes conhecidos no próximo dia 20, numa cerimónia online.

“Pretendemos dar a conhecer as melhores práticas implementadas no nosso país e, ao mesmo tempo, reconhecer e valorizar o bom trabalho que está a ser feito e que pode ser replicado por outros organismos”, explica Ricardo Paes Mamede, presidente do IPPS – Instituto para as Políticas Públicas e Sociais do Iscte. “Só com uma execução de medidas muito eficientes iremos conseguir reduzir os efeitos catastróficos que a pandemia trouxe, e continuará a trazer, em termos económicos, sociais, educativos e culturais”.

Esta edição do prémio recebeu 75 candidaturas – 41 da administração local e 34 da administração central – que estão a ser avaliadas por um júri presidido pela professora do Iscte, Maria Asensio. “A saúde, os direitos humanos e os transportes são apenas algumas das áreas que tiveram uma série de boas práticas implementadas ao longo destes últimos meses para prevenir as origens da pandemia e mitigar as suas consequências”, adianta.

O Prémio IPPS-ISCTE Políticas Públicas é organizado pelo ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa e pelo seu Instituto de Políticas Públicas e Sociais e distingue as melhores práticas de administração pública em Portugal.

A Câmara Municipal do Fundão venceu a edição de 2019 na categoria de administração Local, com o projeto “Ubbu – code literacy”,  que permite que os alunos do ensino básico do concelho aprendam competências de programação digital. Na categoria da administração central venceu a Direção de Energia e Geologia, com o projeto “Tarifa Social de Energia – Procedimento Automático”, que permite um desconto automático nas tarifas de eletricidade e gás natural.

 

Finalistas do Prémio IPSS-Iscte Políticas Públicas 2020

Administração Central

· Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais: “Programa de ação em meio prisional de prevenção e combate à infeção epidemiológica por COVID 19”

· SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE: “SNS24 – Novos Serviços do Centro de Contato do Serviço Nacional de Saúde”

· SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE: “Ação de Track & Trace – Auto-report & Trace Covid-19”

· Direção-Geral da Educação (DGE): ““Não paramos. #EstamosOn com as escolas”

· Instituto de Segurança Social, I.P. (ISS) e Instituto de Informática (II): “Medida excecional e temporária de proteção dos postos de trabalho, no âmbito da pandemia COVID-19”

 

Administração Local

· Câmara Municipal de Cascais: “Programa Máscaras Acessíveis e Fabrica das Máscaras COVID-19”

· Câmara Municipal do Porto: “Programa municipal de deteção precoce de COVID-19 em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas da cidade do Porto”

· Câmara Municipal de Loures, ACES Loures/Odivelas, Setor Territorial Loures/Odivelas da Segurança Social e Hospital Beatriz Ângelo (HBA): “Partilha de informação e ação conjunta no combate à pandemia de COVID-19 no concelho de Loures, na fase da primavera/verão”

· Câmara Municipal de Matosinhos, Departamento de Intervenção Social, Divisão de Promoção Social e Saúde: “Politica Social “Matosinhos Mais Perto de Si”

· Serviços Municipalizados de Transportes Colectivos do Barreiro: “Politica de mobilidade no combate à pandemia de COVID-19”

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.