[weglot_switcher]

Iseg lança centro de conhecimento de finanças sustentáveis

Clara Raposo, ‘dean’ do Iseg, afirmou esta quarta-feira o compromisso da centenária escola do Quelhas com “o ensino da economia verde, regenerativa e inclusiva, onde os temas da descarbonização, preservação da biodiversidade, igualdade e diversidade”, que estarão integrados nas atividades da escola.
22 Setembro 2021, 18h54

O Iseg lança esta quarta-feira, 22 de setembro, o Sustainable Finance Knowledge Centre, criado para promover um pensamento aplicado no sector do “green finance”.

“O lançamento do Sustainable Finance Knowledge Center demonstra o reconhecimento do ISEG sobre importância das práticas de financiamento para se alcançar uma economia sustentável, capaz de produzir bens e serviços com menor impacto ambiental e, em simultâneo, capaz de gerar emprego, bem-estar na sociedade e felicidade”, afirmou Sofia Santos, professora associada e coordenadora do centro.

A professora salienta a importância dos temas ambientais, sociais e de governação, lembra que estão na ordem do dia e é necessário responder-lhes. “É necessário construir pensamento e ferramentas capazes de ajudar as PME, grandes empresas, e mesmo o setor financeiro, a implementar uma boa análise de risco ESG e a identificar as oportunidades que daqui decorrem”, salientou.

O novo centro de conhecimento do Iseg é criado no âmbito da Estratégia de Sustentabilidade para 2030 da centenária instituição do Quelhas, também, apresentada, esta tarde e que conta com a presença do embaixador Chris Sainty do Reino Unido, com o qual Clara Raposo, Dean do ISEG, assinou um memorando de entendimento.

Clara Raposo revelou que até 2030, o ISEG estará totalmente alinhado com o ensino da economia verde, regenerativa e inclusiva, onde os temas da descarbonização, preservação da biodiversidade, igualdade e diversidade estarão integrados nas atividades da escola. “Queremos ter um impacto positivo na sociedade ao educar e promover uma cultura de cooperação e
solidariedade que contribui para a implementação de práticas de gestão sustentáveis e humanistas, potenciando o desenvolvimento sustentável na Europa e também nas economias em
desenvolvimento”, afirmou.

Chris Sainty considerou, por seu turno, que “o lançamento do ISEG Sustainable Finance Knowledge Centre é um excelente exemplo de uma grande iniciativa para enfrentar os desafios que as mudanças climáticas representam e apoiar as metas de longo-prazo da COP26”. O diplomata salientou que “explorar o imenso potencial das Finanças Sustentáveis para proporcionar uma transição rumo às sociedades neutras em carbono, ao mesmo tempo apoiando a prosperidade a longo prazo, será essencial para todos os países com ambições climáticas duradouras”.

Durante a tarde foi também apresentado o estudo “Sustainable Finance market in the UK and Portugal, a contemporary snapshot” e realizada uma mesa-redonda, que ainda decorre e na qual participam a Dean Clara Raposo, Lucas Chaud, aluno do Mestrado em Management do ISEG, Pedro Penalva, CEO da AON Portugal, Espanha, Israel e África, Susana Fonseca, investigadora em Environmental Sociology, os professores do ISEG Vitor Barros e João Carvalho das Neves, e Sandra Machado, diretora de comunicação da Euronext e o diretor do Jornal Económico, Filipe Alves.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.