ISQ debate turismo do futuro. Presente já se traduz em poupança de 30% na fatura energética dos hotéis

Neste debate promovido pelo ISQ, o foco está nas soluções de eficiência ambiental e energética que visam posicionar Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.

O desafio da sustentabilidade coloca-se, cada vez mais, como um compromisso de honra para os empresários portugueses e particularmente para os protagonistas do setor do turismo, mais do que uma meta é hoje uma realidade.

“Tal como o fez no digital, o setor do turismo pode liderar o movimento de aposta no desenvolvimento sustentável”, defende Pedro Matias, presidente do ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, assegurando mesmo que este setor “é dos setores que mais apetência tem para absorver estas tendências e está fortemente empenhado nesta transformação”.

Recordando que o Programa Estratégico para o Turismo 2020-2027 “define um objetivo muito ambicioso: que 90% das empresas adiram a este processo de transformação”, em declarações ao Jornal Económico, o responsável explica o que se pode esperar do debate que o ISQ está organizar e que decorre hoje, dia 9 de setembro, na Estufa Fria, em Lisboa.

Determinados em apresentar soluções concretas para turismo, razão pela qual desenvolveram este evento em parceria com o Turismo de Portugal, o ISQ vai partilhar medidas de eficiência energética que permitem, por exemplo, a um hotel poupar 20 a 30% da sua fatura. “Já o fizemos no Hotel Corinthia em Lisboa e estamos a desenvolver um estudo com a AHETA na região do Algarve. Também na área da gestão da água e dos resíduos temos soluções específicas em termos de software para o turismo que permite poupanças importantes.

Estamos também a desenvolver com vários parceiros um tijolo feito a partir de beatas de cigarro e temos soluções de produção de alimentos em ambientes controlados que são a última tendência da alimentação no setor hoteleiro”, avança ainda o responsável.

Neste evento, anunciado como o primeiro debate nacional sobre a sustentabilidade no turismo, e sob o mote “Towards a Sustainable Tourism Industry”, estarão reunidos um conjunto variado de players da indústria do turismo nacional e internacional que irão partilhar casos de sucesso com as soluções de eficiência energética, ambiental e monitorização ambiental do ISQ e suas participadas.

A iniciativa comtempla ainda um espaço de exposição permanente de empresas, decorrendo, em simultâneo, ao longo do dia sessões temáticas sobre Eficiência Energética e Ambiental, Sustentabilidade Social, Instrumentos de Apoio Financeiro e Vantagem Competitiva da Certificação, o que permitirá a intervenção do público com perguntas aos oradores.

Ler mais
Recomendadas

Deutsche Bank multado em mais de 130 milhões de euros após Epstein usar contas do banco para silenciar vítimas

De acordo com o “The New York Times”, o Deutsche Bank não fez “muitas perguntas” a Epstein para o ter como cliente. Nem mesmo quando foi observada a retirada de 100 mil dólares (88,6 mil euros) das contas do falecido multimilionário para “gorjetas e despesas domésticas”.

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos e reduzir novas aeronaves a metade

Como parte do plano de reestruturação, a companhia aérea anunciou que os cortes nos postos de trabalho vão incluir também os cargos administrativos e de gestão.

Crise no mercado de retalho deve ser pior do que crise de 2009

Quando a recuperação económica chegar, a publicação estima que esta seja lenta, uma vez que a maioria dos mercados afetados pela crise de 2008/2009 demorou perto de um ano até que as vendas retomassem a níveis pré-crise.
Comentários