[weglot_switcher]

ISQ debate turismo do futuro. Presente já se traduz em poupança de 30% na fatura energética dos hotéis

Neste debate promovido pelo ISQ, o foco está nas soluções de eficiência ambiental e energética que visam posicionar Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.
9 Setembro 2019, 07h40

O desafio da sustentabilidade coloca-se, cada vez mais, como um compromisso de honra para os empresários portugueses e particularmente para os protagonistas do setor do turismo, mais do que uma meta é hoje uma realidade.

“Tal como o fez no digital, o setor do turismo pode liderar o movimento de aposta no desenvolvimento sustentável”, defende Pedro Matias, presidente do ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, assegurando mesmo que este setor “é dos setores que mais apetência tem para absorver estas tendências e está fortemente empenhado nesta transformação”.

Recordando que o Programa Estratégico para o Turismo 2020-2027 “define um objetivo muito ambicioso: que 90% das empresas adiram a este processo de transformação”, em declarações ao Jornal Económico, o responsável explica o que se pode esperar do debate que o ISQ está organizar e que decorre hoje, dia 9 de setembro, na Estufa Fria, em Lisboa.

Determinados em apresentar soluções concretas para turismo, razão pela qual desenvolveram este evento em parceria com o Turismo de Portugal, o ISQ vai partilhar medidas de eficiência energética que permitem, por exemplo, a um hotel poupar 20 a 30% da sua fatura. “Já o fizemos no Hotel Corinthia em Lisboa e estamos a desenvolver um estudo com a AHETA na região do Algarve. Também na área da gestão da água e dos resíduos temos soluções específicas em termos de software para o turismo que permite poupanças importantes.

Estamos também a desenvolver com vários parceiros um tijolo feito a partir de beatas de cigarro e temos soluções de produção de alimentos em ambientes controlados que são a última tendência da alimentação no setor hoteleiro”, avança ainda o responsável.

Neste evento, anunciado como o primeiro debate nacional sobre a sustentabilidade no turismo, e sob o mote “Towards a Sustainable Tourism Industry”, estarão reunidos um conjunto variado de players da indústria do turismo nacional e internacional que irão partilhar casos de sucesso com as soluções de eficiência energética, ambiental e monitorização ambiental do ISQ e suas participadas.

A iniciativa comtempla ainda um espaço de exposição permanente de empresas, decorrendo, em simultâneo, ao longo do dia sessões temáticas sobre Eficiência Energética e Ambiental, Sustentabilidade Social, Instrumentos de Apoio Financeiro e Vantagem Competitiva da Certificação, o que permitirá a intervenção do público com perguntas aos oradores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.