[weglot_switcher]

Itália e Espanha aplicam mais medidas de desconfinamento a partir de hoje

Tal como Portugal, também Itália e Espanha alargaram a partir de hoje o conjunto de medidas de desconfinamento, numa clara tentativa de acelerar a recuperação da economia. Com o aproximar do verão e, à semelhança dos vizinhos europeus, os dois países procuram regressar à normalidade possível.
  • António Cotrim/Lusa
18 Maio 2020, 11h58

Os dois países europeus mais afetados pela pandemia de Covid-19 começam hoje a reabrir mais a sua economia, tal como acontece a partir de hoje em Portugal.

Apesar dos especialistas temerem uma segunda vaga de infeções, estes dois países já estão a reabrir a sua economia.

Itália, que iniciou as medidas de confinamento no dia 4 de março, prepara-se para incluir bares e cabeleireiros à lista de negócios com autorização para abrir após ter registado o menor número de mortes diárias desde a quarentena.

Museus e celebrações religiosas estão autorizadas a acontecer, desde que seja respeitado o distanciamento social e o uso de máscaras e luvas pelos sacerdotes na eucaristia.

Quase 32 mil pessoas em Itália morreram devido à pandemia de Covid-19, e estima-se que a economia sofra uma quebra de quase 10% este ano.

Espanha, por sua vez, vai alargar as medidas de desconfinamento à maior parte do país. À semelhança de Itália, estas medidas seguem-se às quedas consistentes no número diário de mortes registadas que caíram abaixo das 100 pela primeira vez desde o confinamento obrigatório imposto no dia 27 de março.

O país possui um sistema dividido em quatro fases para reabertura, que as autoridades vão aplicar consoante as diferentes regiões.

Espanha está agora na primeira fase, a partir de hoje até 10 pessoas podem reunir-se, desde que usem máscaras e respeitem o distanciamento social.

Bares e restaurantes podem abrir esplanadas até meia capacidade, cinemas, museus e teatros também estão autorizados a reabrir com capacidade reduzida.

Barcelona e ​​Madrid, e partes do norte do país permanecem na fase zero, com a maioria das restrições a permanecerem em vigor, mas com algumas pequenas lojas a poderem reabrir hoje, e com os funerais a poderem ser realizados para grupos de até 10 pessoas dentro do local do funeral e 15 fora do local.

As autoridades sanitárias alertaram para os perigos contínuos de grandes reuniões sociais e que a complacência com o vírus poderá levar a uma segunda onda de infeções.

Os dois países juntam-se a Portugal que já tinham anunciado as suas medidas de desconfinamento faseado, onde também se incluem a reabertura de restaurantes e cafés a partir desta segunda-feira, com o objetivo de tentar recuperar a economia.

O setor do turismo em Itália e Espanha procura agora maneiras de captar clientes, naquele que será um dos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.