[weglot_switcher]

‘IVAucher’: “Basta ir ao multibanco e associar o NIF ou fazer o download da app”

O programa ‘Ivaucher’ arranca no primeiro trimestre com a acumulação de descontos que podem depois ser aplicados no segundo trimestre. Ministro das Finanças não se compromete com prolongamento do programa. Descontos podem ser utilizados em qualquer um dos três setores: restauração, alojamento e cultura.
  • Ministro de Estado e das Finanças, João Leão
17 Outubro 2020, 11h10

O ministro das Finanças disse hoje que o programa de descontos ‘Ivaucher’ vai durar apenas um trimestre. João Leão admite que a medida possa ser avaliada mais tarde, mas não se compromete em alargar o programa.

“A indicação é para um trimestre, mas vamos ver como é que evolui a execução e a adesão à medida. O valor previsto é de 200 milhões”, disse João Leão em entrevista ao Dinheiro Vivo. O ministro também explicou que um desconto acumulado numa refeição pode ser gasto num alojamento. “Qualquer consumo nestes três setores, qualquer benefício fiscal que venha dos três setores”.

Questionado sobre se o programa poderia continuar se o plafond de 200 milhões não fosse atingido, o ministro disse: “Temos de avaliar em função da evolução dos setores e da economia. O que está previsto é uma medida que é aprovada para um trimestre e que pode ser aplicada no seguinte. Temos em vista o primeiro trimestre”.

Este programa pode ser usado associando o número de identificação fiscal (NIF) com o cartão multibanco ou o uso da aplicação.  “Uma forma é através do cartão. Basta ir ao multibanco e fazer ligação do cartão ao número de contribuinte, e a partir daí passa a beneficiar automaticamente. A alternativa é fazer o download de uma app e ao fazer isso também beneficia sempre que pagar através do cartão”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.