[weglot_switcher]

Já estão escolhidos os 21 finalistas do Montepio Acredita Portugal

De vendedores de snacks de microalgas a pulseiras para chamar táxis em segurança, as ideias/projetos são muitos. Conheça os primeiros finalistas. Os vencedores da IX edição deste concurso serão conhecidos em junho.
25 Abril 2019, 11h00

Já são conhecidos os 21 projetos finalistas do Concurso Montepio Acredita Portugal, promovido pela Acredita Portugal e pelo Banco Montepio. A concurso estão iniciativas de empreendedorismo social, mobilidade, tecnologia, comunicação e sustentabilidade. Os projetos foram selecionados numa sessão de pitch que contou com um quadro de jurados especializado, integrado, entre outros, por José Vale, director de Inovação e Empreendedorismo do IAPMEI, Nelson Pimenta, diretor digital do grupo Renascença Multimédia, e Davide Catarino, investor-anjo na Red Angels.

Estes 21 têm a oportunidade de passar por um programa de pré-aceleração, com a duração de seis semanas. Cada um tem direito a um mentor e acesso a sessões desenvolvidas por especialistas nas quais serão abordados temas como: como construir um MVP (Produto Mínimo Viável), enquadramento jurídico das empresas, Propriedade Intelectual, Comunicação e Posicionamento das marcas, Marketing Digital e Formas alternativas de financiamento. Adicionalmente, será realizado também um “Demo Day” para os finalistas, para o qual é convidado um painel de investidores.

Eis os 21 finalistas nas diferentes categorias/prémios são:

Empreendedorismo social
– “Hug-a-Group” – plataforma comunitária focada na saúde mental que combina atividades de grupo e a orientação de profissionais para trazer a melhor solução para o utilizador.
– “Pata D’Açúcar” – projeto que alia duas causas sociais: diminuição do abandono animal e aumento da qualidade de vida das pessoas com diabetes.
– “Estimula+” – criação de jogos para desenvolver várias competências cognitivas e/ou motoras para a população adulta e sénior, com ou sem patologias do foro neurológico ou neurodegenerativas.

Prémio Brisa Mobilidade 2019
– “Parqist” – aplicação desenvolvida para ajudar os utilizadores a encontrarem rapidamente um lugar de estacionamento.
– “SAFY: a sua segurança em mobilidade urbana” – pretende criar um produto que se associe a vários tipos de veículos elétricos (bicicletas/trotinetas/segways). Sendo a segurança e a sinalização escassa nestes veículos, este produto associado a um serviço inovador pretende ser uma solução para o problema.
– “Call Car Wrist” – pulseira para chamar táxis e garantir a segurança dos clientes a partir de parâmetros definidos na pulseira.

Prémio K.Tech
– “Alfredo” – tecnologia de inteligência artificial criada para organizar e trazer clareza ao mercado imobiliário.
– “Nutshell” – plataforma online de troca de alojamento que dá aos nómadas digitais a oportunidade de eliminar as despesas de alojamento enquanto vivem as cidades de forma local e de acordo com as suas necessidades e/ou interesses de trabalho.
– “PillDeal” –  pretende gerir a medicação de forma simples, portátil e discreta, porque previne o esquecimento da toma e fornece recomendações médicas específicas.

Prémio Autónoma
– “Escola.Cinema.Ação!” – o projeto pretende usar o cinema como uma ferramenta de aprendizagem, contribuindo para a educação do público mais jovem e o aumento da literacia visual e inclusão social.
– “Escola de sentido” – é uma revista ou manual online, com áudio, leituras e exercícios para estimular a inteligência emocional e desenvolver uma linguagem emocional.
– “Carga de Trabalhos” – portal de recrutamento online, dedicado à procura e oferta de emprego no sector da comunicação, marketing, design e novas tecnologias.

Prémio H2O Inovação by Águas de Gaia
– “Micro Catch” – tecnologia que combate a presença de microplásicos na água e alimentos que consumimos.
– “Agristarbio” – testa fertilizantes a partir de lamas de ETAR e está em fase de negociação para construir e financiar a sua primeira unidade.
– “SCUBIC” – plataforma inteligente que melhora a gestão de ativos em redes de água.

Produtos e Serviços
– “KACAU” – primeira marca portuguesa de roupa interior especializada em lingerie, collants, meias e acessórios cor de pele, para mulheres de tonalidade castanha.
– “iRcycle – Custom Handmade Sneakers” – transforma plástico recolhido nos oceanos em sapatilhas personalizadas pelo cliente, podendo utilizar outros materiais reciclados e ecológicos.
– “Swim Together”: pretende comercializar pacotes de treino e de férias para amantes da Natação em Águas Abertas.

Saúde e Bem-Estar
– “Seaweet” – comercializa snacks com alto valor nutricional, a partir de um alimento chave – as microalgas.
– “Eu +” – smartwatch que, através de pictogramas, mostra informação anteriormente programada na app, sendo esta gerida por profissionais de saúde, cuidadores ou os próprios.
– “e-Rehab” – ferramenta online que permite a realização da reabilitação neuropsicológica à distância, com recurso à realidade virtual, favorecendo tanto a estimulação cognitiva, como a reabilitação psicossocial de pessoas com lesão cerebral adquirida, pessoas com perturbações degenerativas, etc.

Os vencedores da IX edição do concurso Montepio Acredita Portugal serão conhecidos numa gala que terá lugar a 8 de junho, em Lisboa.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.