[weglot_switcher]

Já foram vacinadas mais de 16 mil pessoas em Portugal. “Não foram detetadas quaisquer reações graves”, garante ministra

“Não só é um número que ultrapassa as doses que chegaram dia 26, mas que reflete já aquilo que foram as doses chegadas ontem e que começaram hoje a ser administradas”, afirmou Marta Temido.
29 Dezembro 2020, 19h40

A ministra da Saúde disse esta terça-feira que, até às 18h00, já foram administradas em Portugal 16.701 vacinas contra a Covid-19 aos profissionais de saúde, de acordo com a informação reportada aos sistemas de informação sobre vacinação.

“Não só é um número que ultrapassa as doses que chegaram dia 26, mas que reflete já aquilo que foram as doses chegadas ontem e que começaram hoje a ser administradas”, afirmou Marta Temido, em conferência de imprensa de balanço do terceiro dia de vacinação no país.

Marta Temido garantiu que “até agora, não foram detetadas reações graves” e revelou que o Governo prevê avançar, na próxima semana, com a vacinação nos lares e estruturas similares. “Recordo que toda a atuação perante essas circunstâncias está protocolada”, advertiu.

“O critério que vamos utilizar é relacionado com os concelhos onde há, neste momento, maior incidência de Covid-19. Temos no país, de acordo com o critério da estratificação de risco, 25 concelhos com mais 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias”, explicou a ministra, em declarações à imprensa a partir do Palácio da Ajuda, após a reunião entre o Governo e a task force coordenada por Francisco Ramos.

Para a semana que começa a 4 de janeiro está prevista a chegada de mais uma dose de vacinas desenvolvidas pela farmacêutica norte-americana Pfizer e pela BioNTech. Na seguinte, a vacinação entre os profissionais de saúde e nos lares continuará nos concelhos com outros níveis de risco.

Portugal ultrapassou hoje a barreira das 400 mil infeções depois de mais 3.336 pessoas terem sido contagiadas, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção Geral de Saúde (DGS). O número de vítimas mortais da doença aumentou para 6.751, com 74 óbitos registados só nas últimas 24 horas: 24 no Norte, nove no Centro, 33 na região de Lisboa e Vale do Tejo, seis no Alentejo e um no Algarve e Açores.

Notícia atualizada às 19h57

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.