[weglot_switcher]

Já são 40 as tecnológicas que querem tornar o Porto num centro tecnológico global

Decskill, Wunderman Thompson e ISS são algumas das mais recentes organizações que se juntam à entidade agregadora no Porto.
15 Janeiro 2024, 15h40

A Porto Tech Hub, associação tecnológica sem fins lucrativos que tem como missão promover e desenvolver o Porto como centro tecnológico global, fechou o ano de 2023 com um total de 40 empresas associadas, revela a organização em comunicado. “Este marco foi conquistado com a adesão ao projeto de sete novas organizações com sede no Norte do país, fortalecendo o ecossistema empreendedor e inovador da Invicta e validando a sua posição enquanto local de excelência para empresas nacionais e internacionais se estabelecerem”.

Esta realização destaca “o papel crucial da Porto Tech Hub como uma organização que impulsiona o crescimento e reconhecimento do panorama empreendedor. A entidade tem-se empenhado em criar iniciativas para aproximar empresas tecnológicas, valorizar o talento, promover a inovação e fomentar o debate de ideias”.

Ao longo do ano de 2023, associaram-se à Porto Tech Hub empresas da área de outsourcing das tecnologias de informação, outsourcing de engenheiros de TI, desenvolvimento de software para aplicações e gestão de experiências de workplace, como a Decskill, a ITDS, a Wunderman Thompson, a ISS, a Novalogica, a IWG e ainda a Mobiweb.

“A constante expansão da Porto Tech Hub reforça o papel fundamental da associação no crescimento do ecossistema tecnológico local. A adesão de sete novas organizações ao longo do ano não só é revelador da expansão da indústria como valida a nossa posição enquanto um local de excelência para empresas de tecnologia nacionais e internacionais se estabelecerem. Além de fortalecer a comunidade empreendedora e inovadora da Invicta, este desenvolvimento também promove a colaboração e a partilha de conhecimento, beneficiando as empresas já estabelecidas, os novos participantes e as organizações globais interessadas no mercado dinâmico do Porto”, afirma Luís Silva, presidente da Porto Tech Hub, citado pelo comunicado.

A expansão da associação “também impulsiona a consolidação dos laços entre as empresas dentro do ecossistema, encorajando a troca de experiências e práticas internas entre as organizações. Este aspeto é benéfico para as empresas associadas e aquelas já estabelecidas na região, enquanto oferece vantagens para organizações internacionais que planeiam entrar neste mercado. Além disso, reforça ainda a ligação entre o talento disponível e as empresas, resultando num impacto positivo na empregabilidade”.

A Porto Tech Hub, criada em 2015, promove várias iniciativas e eventos ao longo do ano, concebidos para fomentar a comunidade tecnológica na cidade, incluindo empresas, profissionais e comunidades. Entre os vários projetos que têm sido desenvolvidos ao longo dos anos pela PTH, destaca-se a Porto Tech Hub Conference, evento que junta especialistas mundiais em tecnologia para apresentar e debater as últimas tendências do sector, o SWitCH Dev e o SWitCH QA, programas que requalificam profissionais para ingressarem em funções diversas na área IT e os liga às empresas recrutadoras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.