[weglot_switcher]

Jair Bolsonaro inclui atividades religiosas na lista de serviços essenciais

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, incluiu as actividades religiosas na lista de setores essenciais no decreto que regulamenta o que tem de funcionar durante o estado de calamidade em vigor devido à pandemia da Covid-19.
26 Março 2020, 14h28

No novo decreto emitido por Jair Bolsonaro, citado pelo jornal “O Globo”, esta quinta-feira, as atividades religiosas surgem na lista dos setores essenciais. O funcionamento das igrejas ou comunidades religiosas fica regulado pelas normas editadas pelo Ministério da Saúde, que determinou que missas e cultos são suspensos, mas que os templos podem permanecer abertos para que os crentes rezarem.

No decreto, a “geração, transmissão e distribuição de energia elétrica” que inclui o fornecimento de suplementos “para o funcionamento e a manutenção das centrais geradoras e dos sistemas de transmissão e distribuição de energia, além de produção, transporte e distribuição de gás natural”, também estarão assegurados.

À lista junta-se ainda a “produção de petróleo e produção, distribuição e comercialização de combustíveis, gás liquefeito de petróleo e demais derivados de petróleo”. Os “serviços de pagamento, de crédito e de saque e aporte prestados pelas instituições supervisionadas pelo Banco Central do Brasil” também ficam normalizados.

Para além disso, apesar do ceticismo de Bolsonaro em relação à gravidade da pandemia, mantêm-se também as “atividades de pesquisa, científicas, laboratoriais ou similares relacionadas com a pandemia”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.