O sentimento geral entre os investidores é de bastante expectativa, tanto em Lisboa como nas principais praças europeias, a julgar pelas negociações desta terça-feira. Em causa está a reunião da Reserva Federal (Fed), agendada para esta quarta-feira, assim como a reunião do Banco Central Europeu (BCE), que vai ter lugar no dia seguinte.
O PSI avançou timidamente, na ordem de 0,09%, com destaque para o crescimento da Greenvolt, cujos títulos estavam a ser negociados a 6,43 euros no término da sessão. Seguiram-se a Navigator, que avançou 2,07%, para 3,16 euros, ao mesmo tempo que a Altri ganhou 2,02% e alcançou os 4,232 euros por título.
As variações observadas entre as mais importantes praças europeias foram idênticas, o índice agregado Euro Stoxx 50 ao registar os maiores ganhos, em 0,21%. Seguem-se Itália, que subiu 0,20%, o Reino Unido, ao progredir 0,14% e a Alemanha, que valorizou 0,13%. Logo abaixo, o Reino Unido avançou 0,13%. Em terreno negativo ficaram Espanha, que perdeu 0,25%, assim como França, ao cair 0,16%.
Do outro lado do Atlântico, os índices cotados em Wall Street abriram a sessão em terreno negativo, exceção feita ao tecnológico Nasdaq, que acordou com ganhos ligeiros. Ainda assim, nas primeiras horas da sessão, os investidores terão ganho confiança e também o S&P 500 e o industrial Dow Jones avançaram para o ‘verde’.
O que resta desta semana deverá ser bastante mais agitado a nível de mercados. Desde logo, a Fed vai avançar esta tarde com decisões sobre política monetária para o próximo mês. Na calha está uma eventual subida das taxas de juro de referência em 25 pontos base (p.b.), de forma a conter a tendência de inflação que se regista há largos meses. No dia seguinte, quinta-feira, será a vez de o BCE tomar uma decisão no mesmo âmbito.
A somar a isto, são muitas as empresas de enorme peso nos mercados à escala global e com operação nos mais diversos sectores de atividade, da aviação à banca, que vão apresentar resultados. Por cá, EDP Renováveis e Jerónimo Martins também vão divulgar contas.
Vão ainda ser revelados dados importantes para os investidores já esta quarta-feira, como é o caso de indicadores como a confiança do consumidor em França no mês de julho e números sobre a venda de casas novas nos Estados Unidos da América.
Vão também ser conhecidos números relativos às reservas de petróleo em território norte-americano. A este respeito, há que ser dito que tanto o barril de brent como o de crude estavam a registar subidas na ordem de 1% aquando do fecho desta edição.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com