Entre outros temas, serão abordadas questões como o desafio das fintechs e a forma como os supervisores e os bancos “tradicionais” estão a responder à mudança, os desafios da supervisão na nova era digital, as consequências para a banca portuguesa e europeia da DSP2 e o que vai mudar para os clientes dos serviços financeiros.
A abertura da conferência estará a cargo de Elisa Ferreira, vice-governadora do Banco de Portugal, com uma intervenção intitulada “O Sistema Bancário em Portugal: Desafios e Oportunidades”.
Seguir-se-á a intervenção de Luís Barbosa, partner da PwC Portugal, que vai revelar as perspetivas da consultora sobre o setor financeiro. O presidente da Associação Portuguesa de Bancos, Faria de Oliveira, fará de seguida uma apresentação sobre “Os Desafios da Banca em Transformação”.
Ao contrário da última edição, este ano o Fórum Banca terá dois painéis de debate. Um primeiro painel, sobre o futuro do dinheiro, contará com as participações de Madalena Cascais Tomé (CEO da SIBS), Sebastião de Lancastre (CEO da Easypay), Duarte Líbano Monteiro (diretor geral da Ebury Ibéria) e João Freire de Andrade (Head of Venture Capital do BIG). Este painel será moderado por Shrikesh Laxmidas, subdiretor do Jornal Económico.
Seguir-se-á o debate sobre o Estado da Nação na Banca, que contará com as participações dos líderes dos três maiores bancos portugueses: Paulo Macedo (CGD) Nuno Amado (BCP) e António Ramalho (Novo Banco), bem como de José Félix Morgado (Montepio) e Licínio Pina (Crédito Agrícola). Filipe Alves, diretor do Jornal Económico, fará a moderação do debate.
Por fim, o secretário de Estado Adjunto e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, fará o encerramento da conferência.
A organização de eventos em conjunto com parceiros de referência como a PwC é um dos pilares da estratégia de crescimento do JE. Saiba mais em www.jornaleconomico.pt/conferencias.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com