[weglot_switcher]

JE Notícias. Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira, 2 de dezembro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo esta quinta-feira.
2 Dezembro 2021, 16h42

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

A TAP defendeu esta quinta-feira que o transporte de passageiros cresceu no terceiro trimestre quando comparado com os três meses anteriores. Em comunicado, a companhia aérea nacional confirma que a sua quota foi de 10% entre julho e setembro, conforme os dados da ANAC citados pelo “Jornal de Notícias” esta manhã, mas que no segundo trimestre apresentava uma quota de 5% no aeroporto do Porto.

“Essa quota foi de 10% no terceiro trimestre, conforme referido pela ANAC, quando no trimestre anterior era de 5%. Não há, portanto, qualquer tendência de decréscimo, bem pelo contrário, esta duplicação mostra um crescimento que se espera que continue”, escreve a TAP em comunicado em resposta à manchete do “JN”.

O Conselho de Ministros aprovou a portaria que atualiza as pensões de reforma à subida da inflação em novembro.

Segundo a legislação, quando a média do crescimento real do PIB nos últimos dois anos é inferior a 2%, as pensões até duas vezes o Indexante dos Apoios Sociais (IAS) devem ser aumentadas em linha com a variação média nos últimos 12 meses do IPC (Índice de Preços do Consumidor) sem habitação, disponível a 30 de novembro do ano anterior a que se reporta a atualização.

O Governo aprovou o aumento do valor mínimo do subsídio de desemprego para 509 euros. O anúncio foi feito após a reunião do Conselho de Ministros esta quinta-feira e o Governo realizou alterações legislativas para o fazer.

Assim, em 2022, em vez do subsídio de desemprego equivaler a um Indexante de Apoios Sociais (IAS) passa a ser de 1,15 IAS. Desta forma, em vez dos 443,15 euros, o subsídio vai ter um aumento de 66,45 euros.

O Governo aprovou esta quinta-feira um decreto-lei que prevê o aumento do salário mínimo na administração pública em 0,9%. O anúncio foi feita esta quinta-feira pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, que explicou que este é mais um passo para atingir a meta dos 750 euros em 2023.

Foram ainda aprovadas medidas de reforço de proteção social e desemprego, medidas que vão ser detalhadas pela ministra da Segurança Social.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, rejeitou a ideia de que poderá haver um novo estado de emergência tendo em conta o aumento de casos e a existência de uma nova variante, garantindo que a situação agora é diferente.

“Oito mil casos ainda fica aquém daquilo que tivemos há um ano e sobretudo com uma grande diferença: há um ano não testávamos o que testamos hoje”, explicou Marcelo à margem da sua visita a Estrasburgo, acrescentando que “hoje testa-se e tem que se testar”. “O que interessa é o número dos cuidados intensivos e o número de mortos e aí tem havido uma estabilidade tendencial em relação há um ano”, completou.

O presidente da Câmara Municipal do Porto considera que a TAP não tem qualquer utilidade para a cidade, estando a sua atividade concentrada em Lisboa. As declarações de Rui Moreira chegam depois do “Jornal de Notícias” revelar que a TAP só significou 10% dos voos no aeroporto Francisco Sá Carneiro.

“A estratégia da TAP não é ser uma empresa de bandeira, é ser uma empresa de hub. Tem o seu hub em Lisboa e não tem nenhuma utilidade para a cidade do Porto”, adianta o presidente da cidade do Porto à CNN Portugal.

A GlaxoSmithKline anunciou, esta quinta-feira, que o seu tratamento contra a Covid-19 revelou ser eficaz contra a nova variante Ómicron. “Os dados preliminares demonstram que o sotrovimab, autorizado em vários países do mundo, mantém a atividade contra todas as variantes testadas, incluindo as principais mutações do Omicron”, disse a empresa em comunicado.

A GSK que está a desenvolver o medicamento em parceria com a parceiro americana Vir explica que “os dados foram produzidos a partir de testes às mutações individuais do pseudo-vírus encontradas na Omicron”.

“Perante as propostas da ANTROP [Associação Nacional de Transportes de Passageiros] e Transdev de atualização salarial em 2022 de 10,5 euros por mês e 10 euros por mês, respetivamente, […] a Fectrans [Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações] (STRUP e STRIN) e o SITRA [Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes] decidiram avançar com um novo pré-aviso de greve para o próximo dia 22 de novembro e 02 de dezembro”, anunciaram, em comunicado, os sindicatos, no dia 05 de novembro.

Este é o quarto dia de greve de trabalhadores das rodoviárias privadas, que cumpriram paralisações nos dias 20 de setembro, 01 de outubro e 22 de novembro.

A TAP operou 16 voos no aeroporto Sá Carneiro na passada terça-feira, de um total de 142 movimentos registados no mesmo dia no Porto. Este valor significa que os voos da companhia aérea nacional representaram 10% de todos os voos operados, revelam dados recolhidos pelo “Jornal de Notícias”.

O “JN” também recolheu dados do aeroporto da Portela e aponta de um total de 385 voos operados na terça-feira, 146 eram da TAP.

Mais de 50 mil euros. Terá sido este o valor recebido pelo líder da claque do FC Porto, Fernando Madureira, através do alegado saco azul do clube, segundo revela a edição desta quinta-feira, 2 de dezembro, do jornal “Correio da Manhã”.

Fernando Madureira terá recebido dinheiro do empresário Pedro Pinho proveniente das luvas que seriam entregues ao presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa. Este valor, segundo a investigação foi usado para que o líder dos ‘Super Dragões’ liquidasse um empréstimo de uma habitação.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) pagou mais de 400 milhões de euros em horas extras e prestações de serviço entre janeiro e setembro, segundo avança a edição do jornal “Público” esta quinta-feira, 2 de dezembro.

Os enfermeiros foram o grupo que mais horas extras realizaram entre janeiro e setembro, num total de 5,5 milhões que se traduziu em 80,7 milhões de euros, seguindo-se os médicos com mais de quatro milhões de horas extraordinárias.

Portugal realizou no último dia de novembro um total de 117 mil testes à Covid-19, sendo este um novo máximo de testagem efetuado num só dia desde o início da pandemia.

O anúncio foi feito esta manhã pela task force da testagem e adianta que “este número reflete o esforço de testagem levado a cabo em Portugal desde março de 2020”.

Os trabalhadores do fisco iniciam esta quarta-feira, dia 01 de dezembro, uma greve de cinco dias, sinalizando que em cada um dos dias vai ser destacado um aspeto relacionado com a complexidade da atividade desenvolvida pela AT. O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) reivindica a valorização das funções de Autoridade e reforço dos quadros de pessoal das carreiras especiais. E sinaliza protesto contra a crescente degradação do funcionamento da AT, a deficiente gestão de Recursos Humanos e a robotização das funções inspetivas.

Segundo o STI, que convocou a greve, com esta paralisação, os trabalhadores da AT não pretendem reivindicar aumentos salariais, mas evitar “a falência do setor”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.