[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 3 de janeiro

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira, 3 de janeiro.
  • REUTERS/Kacper Pempel
3 Janeiro 2022, 17h00

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/63UNWS2rLKRVluov6JL91e?si=B-UiGIP0ROO5hZjlrLJM9Q
 
O ataque de hackers aos site do Expresso e da SIC, pertencentes ao grupo Impresa e que continuam em baixo, teve origem num grupo formado recentemente e que promove as suas atividades na plataforma de mensagens Telegram.

“Pelo que sabemos neste momento, este grupo é novo e iniciou a sua atividade por volta do início de dezembro. O grupo parece usar “técnicas de hacking” para comprometer as suas vítimas, mas não conseguimos assegurar que tenham executado algum ransomware no servidor do cliente. Deixar notas e comentários nos sites, como os grupos de ransomware estão a fazer, pode ser apenas uma questão de atrair/chamar à atenção”, disse em comunicado o especialista Marc Rivero da empresa Kaspersky, sediada na Rússia.
 
https://open.spotify.com/episode/0HJJnYT4i25DT9oki2aEWn?si=tTNQ6-mMRESpfsQwNDi3Og
 
O grupo de piratas informáticos com origem no Brasil, “Lapsus$ ransomware gang”, reivindicou esta segunda-feira o ataque ao grupo Impresa, dono da SIC e Expresso. O ataque aconteceu durante o primeiro dia de 2022, atingindo as infraestruturas informáticas do órgão de comunicação social português.

O grupo Lapsus$ reivindicou o ataque que desfigurou todos os portais da Impresa e sobre os quais exigiu um resgate em dinheiro. Além do pedido de resgate, a mensagem deixada pelos piratas informáticos brasileiros afirma que o grupo também obteve acesso à conta Amazon Web Services da Impresa.
 
https://open.spotify.com/episode/30YyhDbL2YdNoYm90fE2o1?si=crdyrP8FSDyZJqSk5OtwLw
 
A “semana de contenção” (um período determinado pelo Governo e autoridades de saúde que serve para limitar os contactos e reduzir o risco de infeção por Covid-19) arrancou este domingo, 2 de janeiro, e vai continuar em vigor até ao próximo fim de semana. Desde o regresso à escola e ao fim do teletrabalho, saiba que medidas entraram e as que continuam em vigor nos próximos dias.

“Apelamos a todos que limitem os seus contactos fora do seu universo familiar”, disse o primeiro-ministro, após reunião do Conselho de Ministros. “Se há coisa que temos de evitar, é termos um janeiro de 2022 que sequer se aproxime do trágico janeiro de 2021. Por isso, na semana seguinte à passagem de ano, entre os dias 2 e 9 de janeiro, teremos uma semana de contenção de contactos”, afirmou.
 
https://open.spotify.com/episode/0E3OvTKacDUYPjYMD29qWb?si=wd_vzsc3SbGpckYyLtGyQA
 
A taxa de variação homóloga do índice de preços no consumidor (IPC) foi de 2,8% em dezembro de 2021, o que corresponde a um valor superior em 0,2 pontos percentuais (p.p.) face à taxa registada no mês anterior, de acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE, publicados esta segunda-feira, 3 de janeiro.

Segundo o INE, o indicador de inflação subjacente, índice que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, registou uma variação de 1,8%, inferior em 0,1 p.p. face à do mês anterior.
 
https://open.spotify.com/episode/5wSgrzU4dKOmjD7NcaZBlE?si=XmFKxcQyS7qGCHYe7sQHxQ
 
A dívida pública portuguesa, na ótica de Maastricht, atingiu o valor mais baixo este ano durante o mês de novembro. Entre outubro e novembro a dívida recuou 1,4 mil milhões de euros para 269,8 mil milhões de euros.

“Esta redução refletiu, essencialmente, amortizações de títulos de dívida no valor de 1,6 mil milhões de euros”, segundo o Banco de Portugal.
 
https://open.spotify.com/episode/2QOCysybwQX2dKU29aHWiJ?si=0Mj82pEoQSCJgdYatHutpw
 
O Metropolitano de Lisboa (ML) já concluiu a fase de Estudo Prévio do Prolongamento da Linha Vermelha entre a estação São Sebastião e a estação Alcântara para efeitos da Avaliação de Impacte Ambiental, anunciou hoje a empresa.

O processo de Licenciamento Ambiental relativo a este estudo já foi submetido à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no dia 27 de dezembro.
 
https://open.spotify.com/episode/5EUVPfyMkLjko1uloehm0v?si=1qwxVSSeSsmiSL2WP9iyGw
 
“Conforme previsto, por volta das 06:00 começou a decorrer a operação de transporte de passageiro não infetados para o aeroporto. Todos com teste covid negativo efetuado nas últimas 48 horas”, disse o capitão do porto de Lisboa e comandante local da Polícia Marítima de Lisboa, Diogo Vieira Branco, à agência Lusa.

De acordo com o comandante, a operação decorrerá de forma faseada até às 15:00 de hoje para evitar as aglomerações e complicações devido ao excesso de pessoas que estão a ser encaminhadas ao aeroporto num curto espaço de tempo.
 
https://open.spotify.com/episode/4CPXILXZb2x4VqbsDRP1ot?si=V12yzwpRSSeYywViMmXy3g
 
O Governo vai reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) com mais 84 milhões de euros, tendo em vista a redução da dívida e o aumento da capacidade de resposta e de produção do SNS. Segundo o Executivo, este novo reforço “contribuiu para que os hospitais possam iniciar um novo ano com uma situação financeira mais robusta, melhor preparados para dar respostas de Saúde aos cidadãos”.

Este reforço de 84 milhões de euros junta-se aos anteriores reforços para regularização de pagamentos, realizados em agosto e no início de dezembro, fazendo de 2021 o ano em que houve um maior reforço para pagamento de dívida: 1.064 milhões, cerca do dobro do reforço do ano passado, que foi de 560 milhões de euros.
 
https://open.spotify.com/episode/5aC2y4Sjou8ppGSb7HprRQ?si=cICVBNpIQO-mwyPdqvhcTw
 
“Bolsa de Transferências” é um espaço noticioso que, ao início do dia, traz todas as novidades que marcam o mercado de transferências em Portugal.

Que jogadores e estão a ser negociados? Que reforços estão referenciados pelos três grandes? Que valores estão envolvidos na transação destes futebolistas e que treinadores portugueses podem mudar de clube?
 
https://open.spotify.com/episode/6w4paYvxtUm5Rnc8E2coW9?si=I4AX0wYzTUmIIiUyto0tQg
 
Em comunicado, a Synlab refere que este procedimento surge para “garantir o objetivo primordial, visando permitir que os passageiros possam aceder aos seus voos”.

A empresa já tinha reforçado os recursos existentes no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, devido ao “elevado afluxo para testagem à covid-19”.
 
https://open.spotify.com/episode/66tcCyTun0CBqKFfTQqsrj?si=aK4HmZycRyCSl9qqqCHctQ
 
A GamaLife – Companhia de Seguros de Vida vai entrar no mercado segurador italiano num investimento de 128 milhões de euros.

A seguradora portuguesa anunciou hoje que “celebrou um contrato para a aquisição de uma unidade de negócios da Zurich Investments Life S.p.A. em Itália (“Zurich”) que inclui uma carteira de apólices em vigor de vida e de pensões”.
 
https://open.spotify.com/episode/0oWmkoVmw80vVpMXvesMrX?si=yFYfqJyZT4eVn_jw008tLg
 
A coordenadora do BE, Catarina Martins, e o presidente do Chega, André Ventura, escusaram-se, no debate deste domingo, a dizer se viabilizarão governos do PS e do PSD, se nenhum dos dois partidos garantir uma maioria absoluta nas próximas eleições legislativas.

No segundo debate televisivo entre candidatos às eleições legislativas, Catarina Martins defendeu que reforçar o BE como terceira força política – tem atualmente o terceiro maior grupo parlamentar, com 19 deputados – é não dar a maioria absoluta ao PS, que acusou de criar a acrise política que levou à dissolução da Assembleia da República.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.