[weglot_switcher]

Jerónimo de Sousa: “Quando é que o Governo vai concretizar as medidas previstas no OE para o SNS?”

Líder do PCP questiona o primeiro-ministro sobre um conjunto de problemas em hospitais, nomeadamente a falta de médicos nos blocos de partos em Beja e no Algarve, apontando para medidas aprovadas no Orçamento do Estado para 2019 que ainda não foram concretizadas.
18 Junho 2019, 16h52

No debate quinzenal em curso na Assembleia da República, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, questionou o primeiro-ministro António Costa sobre um conjunto de problemas concretos em hospitais, nomeadamente a falta de médicos nos blocos de partos em Beja e no Algarve, apontando para medidas aprovadas no Orçamento do Estado para 2019 que ainda não foram concretizadas. Nesse sentido, perguntou: “Quando é que o Governo vai concretizar as medidas previstas no Orçamento do Estado para o Serviço Nacional de Saúde?”

Na sua intervenção, Jerónimo de Sousa defendeu que “é preciso tomar medidas urgentes” relativamente ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), “enquanto continua a ser feita a discussão sobre as alterações à Lei de Bases da Saúde”. Na resposta, Costa defendeu que “o que é fundamental é mudar a Lei de Bases da Saúde para ficar claro que o setor público é privilegiado”, instando o PCP a aprovar a proposta do Governo. Quanto aos problemas referidos, o primeiro-ministro salientou a recente abertura de concursos para a contratação de novos médicos.

“Entenda isto como uma preocupação de fundo. Há verbas inscritas no Orçamento do Estado para resolver os problemas dos utentes. O Serviço Nacional de Saúde defende-se dando resposta aos portugueses, aos doentes”, insistiu o líder do PCP, deixando implícito que essas verbas estão cativadas pelo Ministério das Finanças.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.