Morreu Jimmy Carter, antigo presidente dos Estados Unidos e recipiente do Nobel da Paz de 2002, aos 100 anos de idade. Democrata, Carter serviu enquanto presidente dos EUA entre 1977 e 1981.
Além da sua presidência, que ficou marcada por uma recessão económica e a crise dos reféns no Irão, Carter ficou conhecido pelo seu trabalho humanitário, que o levou a receber o prémio Nobel da Paz em 2002. “Esforço incansável para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais, promover a democracia e os direitos humanos e promover o desenvolvimento económico e social”, declararam aquando deste ter vencido o prémio Nobel.
Ficou também conhecido pelo acordo entre Israel e o Egito, em 1978, o que deu alguma estabilidade ao Médio Oriente.
Com a sua morte aos 100 anos, Jimmy Carter tornou-se também o antigo presidente dos Estados Unidos a viver mais tempo após o seu mandato. Fundou o Carter Center em Atlanta, dedicado a causas humanitárias.
Jimmy Carter deixa quatro filhos, 11 netos e 14 bisnetos, que partilhou com a mulher Rosalynn Carter, falecida a 19 de novembro com 96 anos.
O antigo presidente passou os últimos anos de vida em Plains, cidade na Geórgia que o viu nascer. A sua família dedicava-se ao cultivo de amendoim.
Formou-se pela Academia Naval dos Estados Unidos, no estado de Maryland, em 1946. No mesmo ano casou com a mulher Rosalynn.
Jimmy Carter foi ainda governador da Georgia por um mandato, no início da década de 1970, onde se destacou pelas políticas a favor dos direitos das mulheres e dos negros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com