O presidente executivo dos CTT – Correios de Portugal, João Bento, garantiu esta quarta-feira que a operadora postal é responsável pela entrega de 50% das encomendas geradas pelo comércio eletrónico, em Portugal e no estrangeiro.
“Nós somos claramente o líder de entregas geradas pelo comércio eletrónico. Com dados objetivos que acabámos de compilar, praticamente 50% das encomendas geradas pelo comércio eletrónico, quer em Portugal quer no estrangeiro, são entregues às pessoas pelos CTT”, afirmou João Bento durante o ‘CTT e-Commerce Day’, um evento anula da empresa dedicado ao comércio eletrónico.
Segundo o CEO da operador postal, o desenvolvimento do comércio eletrónico está a permitir aos CTT posicionarem-se num ambiente em que o “e-commerce parece configurar-se como um novo normal”.
“Há também muita atividade postal que é gerada através de comércio eletrónico”, revelou João Bento, indicando que a empresa que lidera regista grande atividade postal no e-commerce “não só a partir de Portugal como também na [região] Ásia-Pacífico”.
Por isso, a par de outras áreas de negócio, como os serviços financeiros e o Banco CTT, João Bento considerou que o comércio eletrónico “é verdadeiramente um dos principais indutores de crescimento dos CTT”.
“O crescimento do volume de vendas [em comércio eletrónico] em 2019 foi muito significativo, na ordem dos 25%, e este ano vai crescer bastante mais, quer em Portugal quer em Espanha”, acrescentou o principal administrador da operadora postal.
O crescimento foi justificado não só pelo impacto da pandemia da Covid-19, que obrigou a acelerar novas alternativas ao correio tradicional, mas também pela crescente digitalização das empresas e na aposta no comércio eletrónico. Só esta terça-feira, quer em Portugal quer em Espanha, os CTT bateram “o recorde de sempre de entrega de encomendas”, segundo João Bento.
“Batemos o recorde de sempre de entrega de encomendas em números que seriamos incapazes de imaginar há um ano atrás”, disse.
Por isso mesmo, o CEO dos CTT avançou quer tornar a empresa no “melhor parceiro” das empresas, sobretudo das empresas retalhistas.
Para João Bento, os CTT têm capacidade para apoiar as empresas a “conseguirem posicionar-se numa forma híbrida em que o digital e o físico se complementam”. “Somos um operador de entrega total”, disse.
Para ilustrar essa ambição, o CEO dos CTT relembrou o serviço ‘Criar Lojas Online’, lançado na última quinzena de março, em parceria com o Ministério da Economia e Transição Digital, para apoiar a digitalização das pequenas e médias empresas (PME) face aos efeitos da pandemia da Covid-19 no tecido empresarial português.
Segundo João Bento, o serviço já tem 1.300 lojas online registadas, das quais 400 estão ativas.
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