[weglot_switcher]

João César das Neves: “Temos de pôr dinheiro no bolso das pessoas”

O economista César das Neves diz que o Plano de Recuperação é o “do costume”, dedicado a construção e burocracia, que se irá traduzir num “crescimento medíocre”. Defende a extensão das moratórias e alerta para o desafio da solvabilidade das empresas.
23 Abril 2021, 12h33

João César das Neves critica a falta de programas contra a pobreza e defende que a solução para aumentar a procura na economia é “pôr dinheiro no bolso das pessoas”. O economista, que lançou esta semana o livro “As Dez Questões da Pandemia – O Efeito Económico da Catástrofe Covid -19” (Dom Quixote), diz que a União Europeia “fez exatamente o contrário daquilo que deveria ter feito” durante a crise.

Como é que avalia o pacote de apoio orçamental do Governo em comparação com outros países europeus?
O governo português não apoiou a economia como devia. Primeiro começou com a abordagem habitual, que é não um programa, mas muitos, pequeninos, vários. Todos eles, e essa é a parte mais incompreensível, com prazo. Claro que daí a três meses anunciava-se outro. Aquilo era mais bonito em termos políticos. Mas talvez o pior de tudo seja a burocracia.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.