João Proença: “Conselho Diretivo não faz mais convenções e as Finanças estão a pôr em causa a sustentabilidade”

Presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE lança críticas duras a quem entende pôr em causa a sustentabilidade do sistema.

João Proença | Cristina Bernardo

O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, João Proença, assumiu divergências com o Conselho Diretivo do instituto público, que “não faz mais convenções” apesar da insistência dos representantes dos beneficiários.

Essa é uma questão que o ex-secretario-geral da UGT considera essencial numa mudança da “cultura da ADSE”, lembrando que há regiões do país em que os beneficiários não têm opções para receber serviços de saúde.

“As Finanças resolveram que não há alargamento, enquanto não houver dados de tudo”, disse João Proença, na conferência “Uma ADSE com Futuro”, que está a decorrer na ADSE, acusando-a de estar a pôr em causa a sustentabilidade do sistema.

João Proença frisou que a ADSE tem um problema de gestão, que deve ser encarado numa perspetiva de relacionamento com as tutelas e o sistema de saúde.

Recomendadas

Ministério da Agricultura antecipa pagamento dos fundos comunitários

O Ministério da Agricultura vai antecipa os pagamentos como forma de financiar o setor desde já. Entretanto, começou a apoiar os agricultores a escoarem os seus produtos nos mercados locais e lançou uma campanha destinada a promover o seu consumo.

A (outra) hora da Europa?

Ao longo do tempo, cada nação europeia pensou-se como “Europa que baste”, ou humanidade que baste, no pior dos casos. A identidade europeia foi sempre utopia, mas é raro as utopias serem inúteis.

Incentivos a fundo perdido e agilização de pagamentos. CIP apresenta plano extraordinário para apoiar economia

Numa carta enviada ao Governo e Presidente da República, a CIP sugere que as garantias do Estado sejam convertidas em incentivos a fundo perdido para as pequenas e médias empresas (PME), a agilização de pagamentos entre empresas e a revisão do regime de insolvências.
Comentários