[weglot_switcher]

João Weber Gameiro é o novo CFO da TAP. Manuel Beja substitui Miguel Frasquilho como ‘chairman’

Além de Frasquilho, saem também os não-executivos Bernardo Trindade, António Gomes de Menezes e Fátima Castanheira Geada. Ramiro Sequeira deixa de ser CEO interino, regressando ao cargo de COO. Mantém-se no ‘board’ Alexandra Reis como Chief Corporate Officer, enquanto a espanhola Sílvia Mosquera entra como Chief Commercial Officer.
8 Junho 2021, 23h40

João Weber Gameiro é o novo Chief Financial Officer (CFO) da TAP, num board em que o novo chairman é Manuel Beja, gestor que passou 19 anos na Novabase, substitui Miguel Frasquilho no cargo, sabe o Jornal Económico.

Manuel Beja foi head of people & organization da tecnológica Novabase entre dezembro de 2011 3 março de 2018, tendo antes disso exercido os cargos de head of corporate development do grupo e managing director no Brasil, entre outros.

O novo CFO, Weber Gameiro, foi managing director, head of investment banking and global client coverage no BBVA Portugal, entre outros cargos que exerceu no banco espanhol.

O Conselho de Administração irá ser votado na assembleia geral de 24 de junho, sendo que a lista dos membros para os órgãos sociais tem de ser apresentada no mais tardar com 15 dias de antecedência.

O renovado Conselho de Administração tem apenas 11 membros, comparado com o anterior board de 12 membros, passando agora a ter cinco membros executivos, face a três anteriormente, segundo a informação publicada

Além de Frasquilho, saem também os não-executivos Bernardo Trindade, António Gomes de Menezes e Fátima Castanheira Geada. Ramiro Sequeira deixa de ser CEO interino, regressando ao cargo de Chief Operating Officer.

Christine Ourmières-Widener, antiga líder da Flybe Group é a nova CEO, conforme noticiado pelo JE na passada quinta-feira, dia 3 de junho. Até maio de 2019, Ourmières-Widener liderou a companhia aérea britânica Flybe que entrou em liquidação judicial e cessou atividades em março do ano passado (e que um mês antes recebido apoio financeiro do Governo britânico), na sequência do surto do novo coronavírus que agravou as dificuldades de tesouraria da maior companhia aérea regional da Europa que empregava 2.400 trabalhadores e transportava cerca de oito milhões de passageiros por ano principalmente no Reino Unido, mas também para França, Alemanha, Irlanda, Holanda, Suíça, Itália e Luxemburgo.

A par de Ramiro Sequeira, mantém-se no board Alexandra Reis como Chief Corporate Officer, enquanto Sílvia Mosquera entra como Chief Commercial Officer.

Mosquera que trabalhou na Avianca também como CCO,  é formada em Engenharia Química pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, e pós-graduada em Gestão Geral pela IESE Business School. Antes de ingressar na companhia aérea da Colômbia, em 2016, Mosquera ocupou o cargo de Diretora Comercial da Iberia Express, companhia aérea de baixo custo do Grupo Iberia. Anteriormente, ocupou o cargo de Diretora de Estratégia, Rotas e Gestão de Receitas da Vueling, cargo que ocupou anteriormente na Clickair.

No grupo dos não-executivos, entram Patrício Ramos, Ana Teresa Lehman (ex-secretária de Estado da Indústria), Gonçalo Pires e João Duarte (eleito na passada sexta-feira como representante dos trabalhadores), enquanto José Manuel Silva Rodrigues renova o mandato, como representante da HPGB, a holding de Humberto Pedrosa.

A antiga secretária de Estado da Indústria tem uma carreira ligada à Academia, à consultoria a grandes organizações internacionais, entidades governamentais e empresas. Exerceu funções nos órgãos sociais de cerca de duas dezenas de empresas e outras entidades.

A lista completa dos membros do Conselho de Administração é a seguinte:

Chief Executive Officer: Christine Ourmières-Widener
Chief Financial Officer: João Weber Gameiro
Chief Operations Officer: Ramiro Sequeira
Chief Corporate Officer: Alexandra Reis
Chief Commercial Officer: Silvia Mosquera
Chairman: Manuel Beja
Não-executivo: Patrício Ramos
Não-executivo: Ana Teresa Lehmann
Não-executivo: Gonçalo Pires
Não-executivo: José Manuel Silva rodrigues (indicado pela HPGB)
Não-executivo: João Duarte (indicado pelos trabalhadores)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.