[weglot_switcher]

Joe Biden recusa fazer teste cognitivo após Trump colocar em causa as suas capacidades mentais

Biden recusa a ideia de examinar o seu estado mental, comparando a sugestão a fazer um teste de drogas “é como dizer que, antes de entrar neste programa, teria de fazer um teste para saber se estou sob o efeito de cocaína”.
5 Agosto 2020, 18h14

O ex-vice-presidente Joe Biden recusou fazer um teste cognitivo após as acusações contra a sua capacidade mental por parte do presidente Donald Trump e os seus apoiantes, segundo revela o “Business Insider” esta quarta-feira, 5 de agosto.

“Não, eu não fiz um teste”, disse Biden durante uma entrevista em painel organizada pela Associação Nacional de Jornalistas Negros e a Associação Nacional de Jornalistas Hispânicos. O candidato democrata à Casa Branca mostrou-se surpreendido pela questão e disse “por que diabos eu faria um teste?”

Biden recusou a ideia de examinar o seu estado mental, comparando a sugestão a fazer um teste de drogas. “É como dizer que, antes de entrar neste programa, teria de fazer um teste para saber se estou sob o efeito de cocaína”.

Questionado sobre Donald Trump “se gabar” sobre os testes que o próprio fez ou faz às suas capacidades mentais, Biden respondeu que “bem, se ele não consegue descobrir a diferença entre um elefante e um leão, não sei o que raio ele está a dizer”.

Trump sugeriu que Biden fizesse o teste para comparar os resultados entre os dois. “De certa forma, ele tem uma obrigação”, disse Trump. Os registos médicos não precisam de ser divulgados para os candidatos concorrerem à presidência.

A campanha de Trump também acusou, falsamente, Biden de não querer enfrentar o presidente individualmente num debate presidencial. Biden encerrou a alegação na entrevista e sinalizou que está ansioso para conversar com o presidente dos Estados Unidos durante o primeiro debate programado para setembro.

“Estou ansioso para ter a oportunidade de me sentar com o presidente”, disse Biden. “Estou disposto a deixar o público americano julgar a minha aptidão física e mental e fazer um julgamento sobre quem sou.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.