[weglot_switcher]

Jorge Molder recebe Prémio Alumni 2021 da FLUL

O antigo aluno Jorge Molder é uma referência da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), onde se formou em Filosofia, em 1972.
19 Dezembro 2021, 22h00

O antigo aluno Jorge Molder é uma referência da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), onde se formou em Filosofia, em 1972. Miguel Tamen, Director da Faculdade, apresenta-o como o “mais importante fotógrafo português da sua geração e um dos maiores fotógrafos portugueses de sempre”.

Na cerimónia de entrega da distinção – na qual pontificou o Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira – Miguel Tamen considerou que “a obra altamente complexa de Jorge Molder mostra que nem sempre existe uma diferença clara entre o que é arte, o que é filosofia, e o que é história, sendo por isso uma boa maneira de explicar o que são as humanidades: a integração de muitas coisas diferentes, de muitas proveniências, independentemente dos seus certificados de origem”.

O artista usou da palavra para lembrar a profunda relação de amizade que manteve com os seus professores e destacar a influência do curso no seu percurso: “se eu estive nesta casa cinco anos e vivi esta casa com grande intensidade, seria muito estranho se o curso de Filosofia não tivesse marcado o meu trabalho fotográfico”.

Jorge Molder está representado nos mais importantes centros de arte do mundo, incluindo o Art Institute of Chicago, o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e a Gulbenkian.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.