[weglot_switcher]

Jornalistas consideram importante regular Inteligência Artificial

Os dados da segunda edição da “Sonda +M / Central de Informação” revelam que vários jornalistas já utilizam esta ferramenta, com 10% a utilizá-la para realizar a adaptação de textos jornalísticos a outros formatos e 54% para pesquisa de informação, enquanto apenas 36% refere que não a utiliza.
17 Julho 2024, 16h05

A Inteligência Artificial (IA) é já uma ferramenta muito utilizada em diversas profissões, incluindo no jornalismo. De acordo com os dados da segunda edição da “Sonda +M / Central de Informação”, mais de 50% dos jornalistas afirma que já utilizam esta ferramenta.

Os dados revelam que 10% utilizam esta ferramenta para realizar a adaptação de textos jornalísticos a outros formatos e 54% afirmam que a utilizam para pesquisa de informação, enquanto apenas 36% refere que não a utiliza.

Apesar de serem vários os jornalistas a utilizarem esta ferramenta, existe um consenso generalizado que é necessário e urgente a sua regulamentação no jornalismo. Dos jornalistas inquiridos 27% afirma que a regulamentação é necessária porque “o seu desenvolvimento tem sido muito rápido e descontrolado”, 68% refere que é porque “a sua utilização descontrolada pode colocar em risco os códigos deontológicos” e 5% afirma que é importante, mas “para informar, não limitar”.

Sobre a questão se a IA vai substituir os jornalistas, apenas 9% acredita que sim, enquanto 85% refere que não, com 59% a afirmar que é porque a IA não tem critérios jornalísticos, e 27% porque esta não permite uma diferenciação do trabalho do jornalista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.