[weglot_switcher]

José Mourinho despedido do Manchester United

“O Manchester United anuncia que o treinador José Mourinho deixou o clube com efeitos imediatos”, lê-se no comunicado publicado no site do clube.
  • José Mourinho – Chelsea FC e Real Madrid
18 Dezembro 2018, 10h04

Dois anos e meio depois de ter assumido o cargo de treinador principal do Manchester United, José Mourinho, de 55 anos, foi despedido, fez saber o clube inglês esta terça-feira.

“O Manchester United anuncia que o treinador José Mourinho deixou o clube com efeitos imediatos”, lê-se no comunicado publicado no site do clube.

O clube de Old Trafford agradece a José Mourinho “pelo seu trabalho durante o seu tempo no Manchester United e desejar-lhe sucesso no futuro”.

Quanto à sucessão no comando técnico dos red devils, é firmado que “um treinador interino será nomeado até o final da atual temporada, enquanto o clube conduz um processo de recrutamento completo para um novo manager em tempo integral”.

Mourinho chegou a Manchester na época 2016/2017, sendo essa a única temporada em que alcançou títulos no clube, a Taça da Liga inglesa, Supertaça de Inglaterra e Liga Europa. O treinador português deixou o comando técnico do Manchester United quando o clube ocupa o sexto lugar da Premier League, a primeira liga inglesa de futebol.

Após 17 jornadas, o Manchester United ocupa o sexto lugar do campeonato, com 26 pontos, menos 19 do que o líder Liverpool.  À 17.ª jornada da Premier League, o Manchester de Mourinho perdeu por 3-1 com o líder Liverpool, na casa do rival, Anfield Road.

Após a derrota, Mourinho afirmou que a conquista do título seria impossível, apontando ao quarto lugar como objetivo da época do clube inglês. “Se me perguntam se podemos ganhar o título, claro que não, é irreversível. Ainda podemos chegar ao quarto lugar, mas não vai ser fácil. De certeza que vamos terminar nos seis primeiros, mas o máximo que poderemos ambicionar é um dos lugares de acesso à Liga dos Campeões”, desabafou Mourinho depois da derrota em Anfield Road.

A derrota com o Liverpool fez ainda com que o Manchester United igualasse o pior arranque de temporada desde a época 1990/1991 – 26 pontos em 17 jogos. Nesse ano, a equipa então treinada pelo emblemático Alex Ferguson terminou o campeonato no sexto lugar, a 24 pontos do, então, campeão Arsenal.

José Mourinho, que há já algumas jornadas era criticado pelos escassos resultados e pelas exibições fracas do Manchester United, acabou por não resistir ao mau momento. Os adeptos do Manchester United, após a derrota com o Liverpool, lançaram nas redes sociais a hashtag “#JoseOut”.

Além do sexto lugar, Mourinho sai de Old Trafford, após sete vitórias apenas, cinco empates e cinco derrotas. Outro fator a manchar o legado de ‘Mou’ é o número de golos que a equipa sofreu até hoje: 29, mais um do que em toda a temporada passada. E nos cinco desafios já realizados com os cinco primeiros classificados não venceu uma única partida.

O único feito da época a dar alguma alento à performance de Mourinho reside no facto de ter colocado o Manchester United nos oitavos de final da Liga dos Campeões, onde agora vai medir forças com o Paris Saint-Germain.

Notícia atualizada às 10h32

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.