Jovens ativistas portugueses recebem Greta Thunberg: “Não existe plano B”

Enquanto espera pela embarcação ‘La Vagabonde’, os ativistas portugueses apelam ao boicote da utilização dos aviões devido às elevada quantidade de emissões de dióxido de carbono.

Enquanto a jovem Greta Thunberg não atraca na Doca de Santo Amaro, em Alcântara, os jovens que organizaram a greve escolar pelo clima em Lisboa gritam palavras de justiça pelo clima que está a sofrer, sublinhando por diversas vezes que “não existe planeta B”.

A organização do evento puxa por quem espera pela ativista sueca e pela embarcação ‘La Vagabonde’. Os cartazes sustentam o que Thunberg tem vindo a declarar nos seus discursos à imprensa e aos líderes políticos mundiais, quando subiu ao palco da ONU, em Nova Iorque.

Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática, não foi esquecido pelos ativistas. Uns jovens envergam um cartaz onde se pode ler que este é apoiante do novo aeroporto no Montijo acusando o de prejudicar o ambiente.

Enquanto se espera pela ‘La Vagabonde’, os ativistas portugueses apelam ao boicote da utilização dos aviões devido às elevada quantidade de emissões de dióxido de carbono.

Mas não só de portugueses se enche a Doca em Alcântara. Turistas espanhóis, ingleses e alemães marcam posição no primeiro local de Lisboa em que Greta Thunberg vai discursar, mas também crianças estão à espera da ativista. Crianças portuguesas, dos 7 aos 13, estão à espera de Greta para “mostrar que a apoiamos e para que ela se sinta bem recebida em Portugal”, declararam ao Jornal Económico.

“Estamos aqui a apoiá-la e para mostrar que percebemos a mensagem”, afirmam, enquanto estudam para um teste. “Sabemos que podemos fazer mais, como evitar andar tantas vezes de avião e escolher o carro mais vezes, mas sabemos que não podemos andar muitas vezes”, esclarecem.

Ler mais
Relacionadas

Miguel Sousa Tavares: “Greta Thunberg é a Joacine Katar Moreira da Escandinávia”

O comentador comparou a ativista à deputada portuguesa a quem já acusou de ter “mais pose do que substância”. Miguel Sousa Tavares também deixou críticas aos jovens por se manifestarem pelo ambiente e depois irem a “correr para comprar gadgets no Black Friday”.

Para chegar a Madrid, Greta vai ter de apanhar comboio a gasóleo

Apesar de a maioria do percurso entre as duas capitais ibéricas estar eletrificado, existe ainda um troço de 100 quilómetros que vai ter de ser feito com uma locomotiva a gasóleo.

Greta chega hoje a Lisboa. Conheça as polémicas da jovem ativista

Lisboa e Nova Iorque estão separadas por 21 dias, à velocidade de cruzeiro do ‘La Vagabonde’, onde a jovem ativista de 16 anos se encontra. Greta Thunberg chega esta terça-feira a Lisboa.

COP 25: Madrid vai ser o centro do mundo durante duas semanas. O que vai ser discutido?

Madrid acolhe durante duas semanas, entre 2 e 13 de dezembro, a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas. O que vai ser discutido na capital espanhola por centenas de países?
Recomendadas

Mau tempo: Aeroporto da Madeira sem qualquer operação de voos hoje

A operação no Aeroporto Internacional da Madeira continua condicionada devido aos ventos fortes e nenhum avião descolou ou aterrou desde as 00h00 de hoje. Mau tempo vai abrandar.

Câmara de Lisboa aprova moção para realização de investimento no SNS sem apoio do PS

A Câmara de Lisboa aprovou esta quinta-feira uma moção do CDS-PP para instar o Governo a realizar com urgência o investimento adequado à normalização da situação dos equipamentos do Serviço Nacional de Saúde da cidade, com os votos contra do PS.

Metade dos hospitais EPE em falência técnica no ano passado

Metade dos hospitais EPE estavam no ano passado em falência técnica, segundo uma análise do Conselho das Finanças Públicas divulgada esta quinta-feira.
Comentários