Julia Kristeva recebe doutoramento Honoris Causa da Universidade Católica

A psicanalista e escritora búlgara, professora emérita da Universidade Paris Diderot-Paris, uma das mais importantes intelectuais contemporâneas, é distinguida esta quinta-feira, 10 de outubro, em Lisboa.

Julia Kristeva, de nacionalidade búlgara, é uma das mais importantes intelectuais do nosso tempo, distinguindo-se como psicanalista, escritora e professora universitária. O seu trabalho sobre a construção da linguagem poética é um marco na formação da corrente do estruturalismo.

Autora de mais de 30 obras está traduzida em mais de 15 línguas, incluindo o português. Na sua vasta produção destacam-se títulos como “Revolution in Poetic Language”, “Tales of Love”, “Black Sun: Depression and Melancholia”, “Proust and the Sense of Time”, “The trilogy Female Genius: Hannah Arendt, Melanie Klein and Colette”,  “Hate and Forgiveness”, “The Incredible Need to Believe”, “Possessions: A Novel, Murder in Byzantium”, “Seule une femme”, “Teresa, my love”, Pulsions du temps”, “L’Horloge enchantée”, “Du mariage comme un des beaux- arts” e “Je me voyage, mémoires”.

Kristeva é membro titular da Sociedade de Psicanálise de Paris e Doutora Honoris Causa de várias universidades nos Estados Unidos, Canadá e Europa a que soma distinções como Comandante da Legião de Honra e Comandante da Ordem de Mérito.

Em 2004 foi a primeira laureada com o Prémio Holberg, a que se seguiram em 2006 o Prémio Hannah Arendt e em 2008 o Prémio Vaclav Havel. Nesse último ano lançou o Prémio Simone de Beauvoir para a Liberdade das Mulheres.

A cerimónia desta quinta-feira que decorre no Auditório Cardeal Medeiros e é presidida pelo magno chanceler da  universidade, D. Manuel Clemente. Nela participam Luísa Leal de Faria, professora catedrática da FCH, que apadrinha a sessão, e a reitora Isabel Capeloa Gil.

 

Ler mais
Recomendadas

Brasil lança portal para impulsionar mobilidade académica internacional

A plataforma online, lançada durante a conferência anual da FAUBAI em Belém do Pará, disponibiliza mais de 1.300 atividades e cursos para estudantes estrangeiros.

Pais podem aprender a escolher livros para os filhos

Faculdade de Ciências Humanas da Católica promove curso livre de livro infantil, apoiado pela APEL.

Oeiras elege ciência como prioridade

Município vai investir 400 milhões de euros no programa Oeiras Valley para consolidar a centralidade do concelho. Ciência e educação estão na linha da frente.
Comentários