Julia Kristeva recebe doutoramento Honoris Causa da Universidade Católica

A psicanalista e escritora búlgara, professora emérita da Universidade Paris Diderot-Paris, uma das mais importantes intelectuais contemporâneas, é distinguida esta quinta-feira, 10 de outubro, em Lisboa.

Julia Kristeva, de nacionalidade búlgara, é uma das mais importantes intelectuais do nosso tempo, distinguindo-se como psicanalista, escritora e professora universitária. O seu trabalho sobre a construção da linguagem poética é um marco na formação da corrente do estruturalismo.

Autora de mais de 30 obras está traduzida em mais de 15 línguas, incluindo o português. Na sua vasta produção destacam-se títulos como “Revolution in Poetic Language”, “Tales of Love”, “Black Sun: Depression and Melancholia”, “Proust and the Sense of Time”, “The trilogy Female Genius: Hannah Arendt, Melanie Klein and Colette”,  “Hate and Forgiveness”, “The Incredible Need to Believe”, “Possessions: A Novel, Murder in Byzantium”, “Seule une femme”, “Teresa, my love”, Pulsions du temps”, “L’Horloge enchantée”, “Du mariage comme un des beaux- arts” e “Je me voyage, mémoires”.

Kristeva é membro titular da Sociedade de Psicanálise de Paris e Doutora Honoris Causa de várias universidades nos Estados Unidos, Canadá e Europa a que soma distinções como Comandante da Legião de Honra e Comandante da Ordem de Mérito.

Em 2004 foi a primeira laureada com o Prémio Holberg, a que se seguiram em 2006 o Prémio Hannah Arendt e em 2008 o Prémio Vaclav Havel. Nesse último ano lançou o Prémio Simone de Beauvoir para a Liberdade das Mulheres.

A cerimónia desta quinta-feira que decorre no Auditório Cardeal Medeiros e é presidida pelo magno chanceler da  universidade, D. Manuel Clemente. Nela participam Luísa Leal de Faria, professora catedrática da FCH, que apadrinha a sessão, e a reitora Isabel Capeloa Gil.

 

Ler mais
Recomendadas

Ensino superior. Governo cria 2370 vagas para alunos do profissional e artístico

As vagas distribuem-se por 21 instituições num total de 456 licenciaturas. As provas de acesso ao regime especial agora criado realizam-se entre 21 e 24 de julho de norte a sul do país.

Ano letivo 2020/21. Aulas do curso de Direito da Católica em Lisboa vão ser mistas

A decisão está tomada para o próximo semestre que arranca em setembro. As aulas da licenciatura de Direito vão ser presenciais e à distância, devido à pandemia da Covid-19.

ISCTE vai formar executivos em Guangdong e consolida presença na China

Acordo com Kingold Training College eleva patamar da presença do ISCTE Executive Education no país asiático, que à área da gestão da saúde junta agora a formação de executivos pura.
Comentários