Como parte da Estratégia 2025 da Skoda, que tem na expansão da gama SUV um dos seus focos principais, a marca apresenta a sua nova proposta para o segmento compacto. Depois do Kodiaq chega agora o Karoq, que tem início de comercialização agendado para o segundo semestre deste ano.
Com um design exterior onde pontuam elementos cristalinos que caracterizam a nova linguagem de design da Skoda, o Karoq promete habitáculo e bagageira espaçosos, bem como novos sistemas de assistência à condução, faróis full LED e – pela primeira vez num Skoda – um cockpit virtual.
O SUV compacto mede 4382 mm de comprimento, 1841 mm de largura e 1605 mm de altura, ostentando uma distância entre eixos de 2638 mm (versão com tração integral: 2630 mm). Além disso, a bagageira consegue albergar 521 litros de bagagem com todos os bancos em posição, valor que ascende aos 1630 litros com os bancos traseiros rebatidos. Em combinação com o banco traseiro opcional VarioFlex, a volumetria base da bagageira é variável, entre 479 e 588 litros, e os bancos podem também ser completamente removidos, o que permite uma capacidade de carga total de 1810 litros.
Para as suas soluções de conectividade, a Skoda optou por usar os módulos de construção de informação e entretenimento da segunda geração dos sistemas de infotainment modular do Grupo VW. Tal permitiu incorporar um hotspot wi-fi e um módulo LTE opcional, que garante o acesso aos serviços móveis online da marca: tanto serviços de informação e entretenimento como os serviços Care Connect, para assistência em caso de avaria e emergência através do botão E-call. A ligação entre o carro e o smartphone usa o sistema SmartLink+, compatível com Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink.
A Skoda promete para o Karoq sistemas avançados de apoio à condução, como o assistente de estacionamento (Parking Assistant), manutenção na faixa de rodagem e assistente de condução em fila de trânsito. Os sistemas Blind Spot Detect, Front Assist com proteção ampliada para peões e o Assistente de Emergência (Emergency Assistant) permitem aumentar a segurança. O cockpit virtual programável está disponível pela primeira vez na Skoda e permite personalizar os ecrãs de acordo com as preferências individuais do condutor.
Para animar este novo SUV, a Skoda elegeu cinco blocos diferentes – dois a gasolina e três Diesel –, sendo que, destes, dois a gasolina e dois Diesel são novos. Todas as motorizações possuem injeção direta, turbocompressor e sistema start-stop com recuperação de energia na travagem e, com exceção do motor Diesel mais potente, podem montar caixas manuais de seis velocidades ou a transmissão DSG de sete relações. O 2.0 TDI de 190 cv é proposto de série com tração 4×4 e transmissão DSG de sete velocidades. O novo motor 1.5 TSI (usado também pelo novo VW Golf) está equipado com o sistema de desativação de cilindros.
A gasolina, a gama é composta pelos novos 1.0 TSI de 115 cv e 1.5 TSI – ACT (desativação dos cilindros) de 150 cv. Entre os Diesel, as novidades são o 1.6 TDI de 115 cv (que deve reunir o maior número de unidades vendidas) e o 2.0 TDI de 190 cv. A completar a gama está o 2.0 TDI menos potente, com 150 cv.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com