[weglot_switcher]

Kevin De Bruyne, Kanté e Jorginho nomeados para jogador do ano da UEFA

A lista de três jogadores foi selecionada por um júri composto por 24 treinadores das seleções nacionais que participaram no UEFA EURO 2020 deste verão, juntamente com 80 treinadores dos clubes que disputaram a fase de grupos da edição 2020/21 da Liga dos Campeões e Liga Europa.
19 Agosto 2021, 18h42

A UEFA anunciou esta quinta-feira os nomes dos nomeados para os prémios de ‘Jogador do Ano’ a atuar na Europa durante a temporada 2020/21 para atletas masculinos e femininos. Os vencedores dos prémios serão anunciados durante a cerimónia do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22, que terá lugar na próxima quinta-feira, 26 de agosto, no Centro de Congressos Haliç, em Istambul, Turquia.

Na mesma ocasião, a UEFA vai aproveitar para destacar os treinadores que tiveram maior impacto na temporada anterior com os prémios de ‘Treinador do Ano’ da UEFA masculino e feminino.

Para o prémio de jogador masculino, a lista de três jogadores foi selecionada por um júri composto por 24 treinadores das seleções nacionais que participaram no UEFA EURO 2020 deste verão, juntamente com 80 treinadores dos clubes que disputaram a fase de grupos da edição 2020/21 da Liga dos Campeões e Liga Europa. Adicionalmente, também votaram 55 jornalistas de cada uma das 55 federações-membro da UEFA, selecionados pelo grupo European Sports Media (ESM), também fizeram parte do júri.

Os treinadores e jornalistas foram solicitados a escolher uma lista de três jogadores, atribuindo respetivamente cinco pontos, três pontos e um ponto para cada um deles. O resultado final foi baseado no número total de votos dos treinadores e dos jornalistas. Os treinadores não podiam votar em jogadores da sua própria equipa.

Para o prémio de melhor jogador do ano masculino a atuar na Europa, estão nomeados o belga Kevin De Bruyne, companheiro de Ruben Dias, Bernardo Silva e João Cancelo no Manchester City, o italiano Jorginho, vencedor da Liga dos Campeões e do Euro 2020 que atua no Chelsea FC, e o francês N’Golo Kanté que também atua nos londrinos do Chelsea FC.

Para o prémio de melhor jogador do ano feminino a atuar na Europa, estão nomeadas três atletas do FC Barcelona: a espanhola Jennifer Hermoso, a holandesa Lieke Martens e a também espanhola Alexia Putellas.

No que concerne aos treinadores, para a parte masculina estão nomeados Pep Guardiola (Manchester City), Roberto Mancini (seleção nacional italiana) e Thomas Tuchel (Chelsea FC). Já no campo do futebol feminino, estão nomeados Emma Hayes (Chelsea FC), Lluís Cortés (FC Barcelona) e Peter Gerhardsson (seleção nacional sueca).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.