[weglot_switcher]

Kinematix lança-se no mercado desportivo

O primeiro produto foi desenvolvido para fins médicos, mas a startup já tem disponível o dispositivo que oferece planos de ‘fitness’ para os utilizadores, assim como uma plataforma exclusiva para treinadores.
2 Janeiro 2017, 12h30

A Kinematix, originalmente apelidada de Tomorrow Options, é uma startup portuguesa especializada no desenvolvimento de dispositivos eletrónicos inovadores, que Paulo Ferreira Santos, cofundador e CEO, criou em parceria com a Faculdade de Engenharia e a Faculdade de Economia, ambas da Universidade do Porto (UP).

A marca iniciou-se com o aparelho WalkinSense, um dispositivo não invasivo, fácil de usar, portátil e wireless, utilizado “como dispositivo médico, tendo como alvo os técnicos de saúde que executam correções ortopédicas”. Mais tarde “focou-se em desenvolver dispositivos de consumo” para o mercado desportivo.

Em fevereiro de 2015, a marca começou a desenhar o seu primeiro wearable desportivo, Tune, que de acordo com o CEO, “é o único dispositivo no mercado que monitoriza o comportamento dos pés de corredores no solo, ou seja, avalia a técnica do corredor, essencial para detetar os aspetos físicos que podem ser melhorados através do plano de treino personalizado que o sistema disponibiliza”.

À venda desde outubro passado, o dispositivo disponibiliza planos de fitness personalizados e individuais para cada utilizador, bem como uma plataforma exclusiva para treinadores e grupos de corrida. Esta solução “permite que os treinadores se mantenham em contacto com os seus atletas em todas as corridas e não apenas quando treinam juntos, e “democratiza” o acesso a apoio técnico a qualquer praticante de corrida comum, contribuindo para que o enorme e crescente número de pessoas que escolheu a corrida como desporto a possa praticar com menos riscos de se lesionar e com maior satisfação”.

Em novembro de 2016, a Kinematix anunciou uma ronda C de investimento com a Portugal Ventures, no valor de dois milhões de euros, totalizando o investimento da Portugal Ventures na empresa em 9.6 milhões de euros. Celso Guedes Carvalho, da Portugal Ventures, alega que “a Kinematix é um exemplo perfeito do tipo de inovação, tecnologia revolucionária e talento que podem ser encontrados em Portugal e capazes de competir a nível global”.

O financiamento obtido irá ser utilizado, ao longo deste novo ano, para que a marca se promova nos EUA, Canadá, Europa e Brasil, de forma a alcançar 1.5 milhões de euros em vendas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.