[weglot_switcher]

La Voiture Noire é o carro mais caro de sempre, e pertence à Bugatti

A Bugatti apresentou esta terça-feira o veículo mais caro de sempre. Vendido por 11 milhões de euros, o ‘La Voiture Noire’ é uma homenagem ao desaparecido Type SC 57 Atlantic.
5 Março 2019, 19h08

A Bugatti apresentou no Salão Internacional de Automóveis em Genebra, esta terça-feira, o carro que foi vendido por 11 milhões de euros. Esta venda da marca francesa de luxo fez do ‘La Voiture Noire’ o veículo mais caro de sempre, segundo o jornal ‘Fortune’.

Caracterizado como um carro desportivo ‘hyper’, a ‘La Voiture Noir’ é uma homenagem ao Bugatti Type 57 SC Atlantic, e serve também para celebrar o 110º aniversário da empresa automóvel francesa.

O veículo original está envolto em mistério. Uma das quatro construções do Type 57 SC Atlantic, contruído entre 1936 e 1938, ficou nas mãos de Jean Bugatti, filho do criador italiano Ettore Bugatti, apesar de o vencedor da corrida ‘Le Mans’ Robert Benoist o conduzir esporadicamente. O veículo número 57453 foi apreendido pelas autoridades alemães em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, e foi enviado para a cidade de francesa Bordeaux via comboio. No entanto, quando o comboio chegou ao destino, ‘La Voiture Noire’ não estava a bordo e nunca mais seria vista.

Apesar do comprador do novo’La Voiture Noire’ não ter sido revelado, existem rumores que o comprador é Ferdinand Piech, antigo presidente da Volkswagen que agora gere a Bugatti. Ainda que o veículo apresentado em Genebra tenha de corresponder à herança deixada pelo desaparecido Type SC57 Atlantic, este possui um motor de 16 cilindros e apresenta seis tubos de escape.

Antes da apresentação oficial, a marca já tinha divulgado na rede social Twitter o farolim que atravessa a traseira do carro desportivo, além das linhas agressivas mas limpas que este apresenta. No dia 2 de março, caracterizou esta criação como “a obra-prima da alta costura”.

No Salão Internacional Automóvel, a Bugatti também revelou uma edição especial, e limitada, do Chiron. O Chiron Sport celebra os 110 anos da marca francesa criada por um empresário italiano. Estando já todos vendidos ao preço de três milhões de euros, só foram criados 20 carros exclusivos. Sendo um dos símbolos mais famosos da nação francesa, a bandeira tricolor decora o corpo exterior e o interior do carro desportivo em diversos lugares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.