[weglot_switcher]

Laboratório para as Tecnologias da Indústria 4.0 inaugurado no Porto

A missão do iilab é demonstrar e divulgar conceitos e tecnologias avançadas para a digitalização da produção.
29 Maio 2019, 10h15

Chama-se iilab (Industry and Innovation Lab) o novo laboratório dedicado às Tecnologias Avançadas de Produção, em particular da Indústria 4.0, que foi inaugurado no passado dia 28 de maio, na cidade do Porto.

O novo laboratório do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) f0i apresentado no âmbito da iniciativa Demonstrador Tecnológico “Tecnologias de Produção e Sistemas Ciber-físicos”, promovida pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

O iilab foi inaugurado pelo secretário de Estado de Economia, João Correia Neves, o presidente do Conselho de Administração (CA) da Agência Nacional de Inovação (ANI), Eduardo Maldonado, e o presidente do CA do INESC TEC, José Manuel Mendonça.

A missão do iilab é “demonstrar e divulgar conceitos e tecnologias avançadas para a digitalização da produção incluindo robótica, automação, simulação, realidade virtual e aumentada, sistemas de apoio à decisão e sistemas ciber-físicos”.

O laboratório já está equipado com 12 robôs com aplicações em diferentes sectores industriais. Alguns exemplos são a indústria automóvel e aeroespacial, representada pelo ColRobot que ajuda o operador humano nos processos de montagem inerentes a estes sectores, a indústria alimentar, que conta com o Triho para auxiliar na distribuição de refeições hospitalares ou outras cargas pesadas e com um transporte ineficiente ou prejudicial para a saúde. Outros exemplos de aplicações transversais à indústria vão estar presentes no laboratório.

“Queremos que o nosso laboratório seja um espaço aberto para potenciar a colaboração entre comunidade industrial e académica. O nosso objectivo é, recorrendo às soluções tecnológicas de que dispomos e ao nosso know-how científico, ter um papel preponderante na competitividade da economia nacional”, explicou Luís Carneiro, administrador executivo do INESC TEC.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.