[weglot_switcher]

Lagarde afasta possibilidade de pausa nas subidas dos juros

Nada de pausas, avisou hoje Christine Lagarde em Sintra.
28 Junho 2023, 15h45

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) afastou hoje a possibilidade de haver uma pausa nas subidas das taxas de juros.

“Não estamos a pensar nisso neste momento”, disse hoje Christine Lagarde num painel no Fórum BCE que termina hoje em Sintra.

A responsável destacou que a inflação atingiu um máximo de 10,3% na zona euro, mas que já recuou para 6,1%. A instituição está atenta ao desenvolvimento tanto da inflação principal como da subjacente.

Lagarde destacou que os preços na zona euro estão a “estabilizar” e que o objetivo continua a ser regressar à meta de inflação de 2%.

Por sua vez, o governador do Banco Central do Japão Kazuo Ueda disse que o país tem a inflação subjacente abaixo de 2%, e é por isso que a política monetária vai permanecer inalterada.

Questionado sobre o iene fraco, Ueda disse que a moeda nipónica está a ser “influenciada por muitos fatores, incluindo pela influência destes três bancos centrais”, afirmou, referindo-se à ação dos bancos centrais da zona euro, EUA e Reino Unido, cujos governadores estão todos presentes no painel.

Kazuo Ueda também previou que a inflação venha a descer até ao final deste ano, mas que poderá vir a subir de novo na segunda metade de 2024, o que levaria o Banco do Japão a atuar.

Já o governador do banco de Inglaterra previu que a inflação principal deve descer ao longo deste ano, com a ajuda dos preços da energia. No caso da inflação core, esta é mais “pegajosa”, com um “mercado laboral muito robusto”, apesar de a força laboral permanecer ainda em níveis abaixo da pré-pandemia.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.