Maniche disse hoje que foi vítima de censura por parte do apresentador de um programa do Canal 11, que pertence à Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O episódio teve lugar no programa Futebol Total na noite de terça-feira, e ocorreu no momento em que ex-internacional português criticava o jogador Metié do Benfica pela sua prestação no jogo contra o Ajax. O apresentador, e diretor do canal, Pedro Sousa, interrompeu o ex-jogador do Benfica e FC Porto e criticou a sua intervenção. Pedro Sousa foi diretor de comunicação do Sporting durante o mandato de Godinho Lopes.
“Não critico jogadores, não os desumanizo. O que se nos solicita, é uma opinião. Tenho direito à minha. Assim, não podia agir com passividade perante a atitude Macarthista de um pivô, travestido de analisador purista, que atua como “lápis azul”, vergonhoso símbolo da censura e da ditadura portuguesa, onde os cortes têm por objetivo impedir e limitar as tentativas daquilo que este pivô considera subversão”, afirmou Nuno Ribeiro, conhecido por Maniche, nas redes sociais.
O ex-jogador acabou por abandonar o programa ao intervalo, não regressando a estúdio para a segunda parte da emissão.
“Não obstante, manifestou-se ele próprio, livremente, ao longo de mais de dois anos de emissão, de formas que considerei muitas vezes ofensivas à integridade de jogadores, clubes, dirigentes, dos outros comentadores, de amigos meus, e em última análise, ontem de mim próprio. Em tempos, como estes, mais do que nunca, falta de liberdade de expressão. Não passará”, acrescentou Maniche.
No excerto que anda a circular nas redes sociais, ouve-se Maniche a dizer: “Metié teve todo o espaço do mundo para fazer um passe em condições…”.
E é nesta altura que é interrompido por Pedro Sousa. “Não te vejo a falar de outros jogadores, que jogam noutras equipas, da forma como desconsideras este jogador, não te aceito isso. Desconsiderar um jogador que já jogou no Milan…”.
“É a minha opinião, Pedro. Tens que respeitar a minha como eu respeito a tua”, respondeu Maniche.
Já Soualiho Meité é um médio centro francês de 27 anos, formado nas escolas do Auxerre e com passagens pelo Bordéus, Mónaco, Torino e AC Milan.
Foi por causa disto pic.twitter.com/kNwVV5L8nV
— Pedro Gonçalves #Slava Ukraini# (@pm_goncalves) March 16, 2022
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com