Leasing imobiliário em Portugal cresceu 21% no primeiro semestre de 2019

“O leasing e o renting sendo soluções já consolidadas no mercado continuam a ter espaço para crescer como instrumento de apoio à economia portuguesa”, destaca Alexandre Santos, presidente da Associação Portuguesa de leasing, factoring e renting.

A Leaseurope, Federação Europeia das Associações de Empresas de Leasing e Renting, divulgou os resultados do primeiro semestre do ano. O setor do leasing demonstrou um crescimento nas principais categoriais em quase toda a Europa.

Mas o destaque vai para o leasing imobiliário que registou um aumento de 21,4%. Já no leasing mobiliário (que cresceu no total 3,92%), o segmento das viaturas registou uma subida de 4,28% e o segmento dos equipamentos aumentou 3,05% em relação ao primeiro semestre de 2018.

“Estes dados indicam que o leasing e o renting continuam a manter uma evolução positiva e a crescer na Europa, que aliás se verifica já há cinco anos. Em Portugal, perspetiva-se um crescimento consolidado até ao final do ano, embora aquém do que se poderia verificar”, diz em comunicado Alexandre Santos, presidente da Associação Portuguesa de leasing, factoring e renting (ALF).

“O leasing e o renting sendo soluções já consolidadas no mercado continuam a ter espaço para crescer como instrumento de apoio à economia portuguesa. A ALF e as suas associadas pretendem que em 2020 o leasing e o renting possam ainda ter mais relevo no financiamento, sendo instrumentos preferenciais no apoio ao crescimento económico”, afirma o presidente da ALF.

A Leaseurope informa que a produção de leasing no mercado Europeu atingiu no primeiro semestre de 2019 o valor de 183 mil milhões de euros, num crescimento total de 3,42% comparativamente com o período homólogo de 2018.

Portugal contribuiu com uma nova produção de 1,8 mil milhões de euros, apresentando um ligeiro decréscimo de 2,68% em relação ao total do primeiro semestre do ano anterior, sobretudo devido à ligeira descida do leasing de equipamentos e veículos. Já o leasing imobiliário, registou em Portugal um aumento de 2,38%, acompanhando a importante subida registada na Europa.

O Inquérito Estatístico Bianual Europeu agora revelado inclui os dados dos 31 membros da Leaseurope, provenientes de 26 países diferentes, entre os quais se encontra a ALF, que representa quase 100% do mercado nacional.

Ler mais
Recomendadas

Stilwell: EDP vai anunciar no primeiro trimestre novo plano estratégico até 2025

Eleito pelos acionistas esta manhã como CEO para o triénio 2021-2023, Miguel Stilwell de Andrade disse que o novo plano irá ser apresentado no final de fevereiro ou início de março.

Liga Portugal adverte que paragem desportiva poderá significar “colapso económico” das SAD

Sónia Carneiro, diretora executiva da Liga Portugal, realça o valor estimado para o prejuízo dos clubes até ao final da época “ronda os 266 milhões de euros”, decorrentes do facto de não haver público nos estádios e da diminuição do investimento de alguns patrocinadores.

Miguel Stilwell vai liderar EDP Renováveis. Marques da Cruz passa a presidente executivo da EDP Brasil

O novo presidente executivo do grupo EDP também vai liderar a companhia de energias renováveis. Rui Teixeira vai ser administrador financeiro da EDP e da EDP Renováveis.
Comentários