Leasing imobiliário em Portugal cresceu 21% no primeiro semestre de 2019

“O leasing e o renting sendo soluções já consolidadas no mercado continuam a ter espaço para crescer como instrumento de apoio à economia portuguesa”, destaca Alexandre Santos, presidente da Associação Portuguesa de leasing, factoring e renting.

A Leaseurope, Federação Europeia das Associações de Empresas de Leasing e Renting, divulgou os resultados do primeiro semestre do ano. O setor do leasing demonstrou um crescimento nas principais categoriais em quase toda a Europa.

Mas o destaque vai para o leasing imobiliário que registou um aumento de 21,4%. Já no leasing mobiliário (que cresceu no total 3,92%), o segmento das viaturas registou uma subida de 4,28% e o segmento dos equipamentos aumentou 3,05% em relação ao primeiro semestre de 2018.

“Estes dados indicam que o leasing e o renting continuam a manter uma evolução positiva e a crescer na Europa, que aliás se verifica já há cinco anos. Em Portugal, perspetiva-se um crescimento consolidado até ao final do ano, embora aquém do que se poderia verificar”, diz em comunicado Alexandre Santos, presidente da Associação Portuguesa de leasing, factoring e renting (ALF).

“O leasing e o renting sendo soluções já consolidadas no mercado continuam a ter espaço para crescer como instrumento de apoio à economia portuguesa. A ALF e as suas associadas pretendem que em 2020 o leasing e o renting possam ainda ter mais relevo no financiamento, sendo instrumentos preferenciais no apoio ao crescimento económico”, afirma o presidente da ALF.

A Leaseurope informa que a produção de leasing no mercado Europeu atingiu no primeiro semestre de 2019 o valor de 183 mil milhões de euros, num crescimento total de 3,42% comparativamente com o período homólogo de 2018.

Portugal contribuiu com uma nova produção de 1,8 mil milhões de euros, apresentando um ligeiro decréscimo de 2,68% em relação ao total do primeiro semestre do ano anterior, sobretudo devido à ligeira descida do leasing de equipamentos e veículos. Já o leasing imobiliário, registou em Portugal um aumento de 2,38%, acompanhando a importante subida registada na Europa.

O Inquérito Estatístico Bianual Europeu agora revelado inclui os dados dos 31 membros da Leaseurope, provenientes de 26 países diferentes, entre os quais se encontra a ALF, que representa quase 100% do mercado nacional.

Ler mais
Recomendadas

Sonaecom contesta arresto judicial de ações da NOS detidas em conjunto com as empresas de Isabel dos Santos

Decisão do juiz Carlos Alexandre limita direitos de voto e distribuição de dividendos da Zopt, “holding” detida em partes iguais pela Sonaecom e por empresas controladas pela filha do antigo presidente de Angola.

Tecnológica BOLD faz parceria com Ministério da Economia

Empresa de Bruno Mota vai com a Google Cloud ajudar duas comunidades tecnológicas apoiadas pelo Governo.

BPI antecipa três dias o pagamento de pensões de reforma

O objetivo é contribuir para proteger a população com idade superior a 65 anos, permitindo o levantamento faseado e evitando a aglomeração de pessoas no dia 9 de abril, em que os balcões dos Bancos funcionam apenas até às 13h00. O banco diz que não vai cobrar taxas de antecipação do pagamento.
Comentários