Legislativas: Como Guterres ficou no limiar e Sócrates ultrapassou a fasquia da maioria absoluta

Melhores resultados eleitorais do PS em legislativas aconteceram em 1999 e 2005. A grande diferença entre essas duas vitórias é que António Guterres voltou a não conseguir a maioria absoluta, enquanto José Sócrates se tornou o único exemplo de sucesso nesse objetivo que António Costa poderá agora igualar (ou mesmo suplantar). Descubra as diferenças entre dois atos eleitorais marcantes.

Recomendadas

XXII Governo Constitucional: conheça todos os ministros

“Um Governo coeso, de continuidade natural face ao Governo que ainda está em funções”, foi como António Costa descreveu o seu segundo executivo, marcado pela presidência do Conselho da UE. no primeiro semestre de 2021. Passa a haver quatro ministros de Estado e cinco novos detentores de pastas, quatro das quais mulheres, elevando o número de ministras para oito.

PS perto da maioria absoluta no Parlamento mais diverso

Falta apurar os quatro mandatos dos círculos da emigração, o que só irá acontecer a meio da próxima semana, mas os socialistas já têm 106 deputados numa Assembleia da República em que estarão outros nove partidos, incluindo três que conseguiram eleger pela primeira vez.

Vespa asiática: avanço da espécie invasora ameaça equilíbrio dos ecossistemas europeus

A vespa asiática está a alastrar-se por Portugal. Apenas num mês, dois locais em Lisboa e Sintra tiveram de ser desinfestados. Também conhecida por vespa velutina, foi identificada pela primeira vez em Portugal em 2011. Predadora da abelha europeia, tem capacidade para matar mais de 30 abelhas por minuto. Os ataques da vespa asiática têm assim impactos negativos na produção de mel e na polinização.
Comentários