[weglot_switcher]
1165733
Em Foco

Efacec prevê dobrar receitas para 300 milhões este ano

Depois da tempestade, vem a bonança. Da Maia para o mundo, o “made in Portugal” está de volta em força para a Efacec. Companhia espera disparo no volume de negócios em 2024, com a ajuda do segmento da mobilidade elétrica que lança hoje mais um carregador para o mercado europeu e do Médio Oriente. O EBITDA deverá regressar a terreno positivo este ano.

Atualidade

Governo prevê excedente orçamental em 2024 superior ao de Medina

No Programa de Estabilidade 2024/2028, o Governo mantém crescimento do PIB em 1,5% que estava previsto no OE2024. E estima excedente orçamental de 0,3% este ano, contra os 0,2% orçamentados o que garante ao Executivo de Montenegro uma margem orçamental de cerca de 300 milhões face à de Medina para novas propostas.

Perto de dois milhões de contribuintes já entregaram a declaração do IRS

Mais de 1,9 milhões de declarações de IRS foram entregues nos primeiros 15 dias do prazo de três meses de que os contribuintes dispõem para cumprir esta obrigação.

Casas de luxo: Portugal entra no top10 de destinos dos investidores internacionais

Estudo anual da consultora imobiliária Knight Frank, coloca o país em nono lugar com 3,8% de probabilidades para os clientes internacionais investirem este ano. Só em Lisboa, os preços da habitação de luxo devem subir 2,5%, ficando acima dos aumentos estimados para cidades como Nova Iorque, Paris ou Londres.

Israel: tensão continua a aumentar na fronteira com o Líbano

Com os combates a acalmarem no sul de Gaza, a tensão está agora concentrada na fronteira com o Líbano. A administração da Casa Branca diz, entretanto, que há mais ajuda a chegar ao enclave palestiniano.

Respostas Rápidas. Irão-Israel: a retaliação que se segue

Ninguém acredita que Israel deixará de retaliar a ação que o Irão empreendeu no passado sábado sobre o território de Israel. Pré-anunciada e aparentemente milimetricamente executada, não fez vítimas – e não foi apenas por causa da qualidade da defesa militar do Estado hebraico. A questão é: de retaliação em retaliação, até onde vai a escalada entre os dois inimigos figadais.

Entrevista

Mary Hopkins: “A UE deveria apoiar melhor os países que pretendem aderir, com mensagens mais consistentes e apoio tangível”

A governação democrática na Eurásia regrediu pelo 20º ano consecutivo, em 2023, segundo a Freedom House. Mary Hopkins, investigadora associada da organização, avisa que a afirmação e aprofundamento das autocracias é um problema, pela influência que tem nos outros países, e que a União Europeia deve atuar no apoio aos reformadores.

Mercados

Lisboa inicia semana no ‘vermelho’. Discurso de Powell marca terça-feira

O PSI registou perdas, ainda que os principais índices europeus tenham terminado as negociações em terreno positivo. Esta terça-feira, o foco vai para os discursos dos líderes da Fed e do BoE, que podem dar sinais sobre um primeiro corte aos juros.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta terça-feira

O Fundo Monetário Internacional faz esta terça-feira a atualização referente a abril do ‘World Economic Outlook’.

Opinião

A cogestão como caminho para o futuro da pesca do polvo no Algarve

Após anos de diálogo e negociações, a comunidade pesqueira do Algarve alcançou um marco significativo ao estabelecer um Comité de Cogestão, oficializado em março de 2024.

O papel do setor público na transição climática

A adoção, no setor público, de práticas sustentáveis, transparentes e inclusivas reveste-se de um enorme potencial, ao nível de ganhos climáticos significativos.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.