[weglot_switcher]
1339608
Em Foco

CMVM defende fusões e aquisições de empresas de auditoria

José Miguel Almeida, administrador da CMVM, frisou, no entanto que Comissão “é agnóstica em relação à opção do crescimento orgânico ou através fusões e aquisições”, o que defende é que a “atividade de auditoria requer massa crítica”.

Atualidade

“Só financiamos projetos que sejam verdadeiramente sustentáveis”, realça Luís Ribeiro, administrador do novobanco

Os bancos são motores de ecossistemas, apoiando projetos sustentáveis, tecnológicos e inovadores. O responsável destacou ainda, no evento “Zona de Impacto Global”, organizado pelo JE e novobanco, os desafios da transformação digital, da regulação e da sustentabilidade, sublinhando exemplos de práticas já adotadas pelo novobanco.

Programa E-Lar arranca hoje debaixo de chuva de críticas

Programa visa substituir placas, fornos ou esquentadores a gás por equipamentos elétricos, com os consumidores mais vulneráveis a não pagarem nada pela troca. Críticas visaram aumento de custos previstos pela troca de equipamentos a gás por eletricidade, por o voucher ser de uso único ou só visar energia elétrica. “Temos de ter banho de realidade do que é Portugal. E-Lar é para pessoas carenciadas”, responde a ministra do Ambiente. Saiba como candidatar-se.

Guia autárquicas: Há muito na estrada, campanha oficial arranca hoje

Embora na estrada há muito tempo, a campanha oficial para as autárquicas deste ano arranca esta terça-feira, dia 30, e prolonga-se até ao dia 10 de outubro. Sabe o que está em causa? Quantos candidatos concorrem? Quantos autarcas estão de saída por terem atingido o limite de mandatos? Para responder a estas e outras questões, preparámos um guia prático. 

EUA: Trump tenta evitar paralisação do governo federal

Há pelo menos que 15 anos que o problema se dá recorrentemente, sendo agora uma arma política usada nas batalhas entre democratas e republicanos no Congresso. Mas a animosidade de Trump face aos trabalhadores federais veio dar maior relevo ao problema.

Maria Luís Albuquerque apresenta medidas para estimular investimento das famílias

Contas bancárias suecas que estão isentas de impostos sobre mais-valias servem de inspiração para a Comissão Europeia.

EA vai ter a maior saída da bolsa da história, por 55 mil milhões de dólares

Segundo a Reuters, por detrás do consórcio estão o fundo de investimento público da Arábia Saudita, o genro do presidente norte-americano, Jared Kushner, e a gestora de private equity Silver Lake.

Stamford Bridge: o “special one” à casa torna (mesmo que seja como adversário)

José Mourinho regressa à casa onde se autoproclamou “especial” e onde gastou 766,5 milhões de euros. Seis anos depois, volta a ouvir o hino da Liga dos Campeões, competição que conquistou duas vezes.

Ações da Impresa dispararam 97% com possível entrada da família Berlusconi

Os títulos da dona da SIC e do Expresso registaram na sessão de ontem a mais expressiva valorização diária desde que entraram na bolsa, há 25 anos.

Montenegro felicita turismo pelo “caminho notável” de crescimento e contribuição para o PIB

Primeiro-ministro considera que o setor soube perceber que era preciso diversificar a oferta. Luís Montenegro respondeu às preocupações do presidente da CTP sobre a construção do novo aeroporto. “Estamos a comprimir prazos o máximo que podemos para poder realizar esse grande objetivo”, referiu.

Barómetro CIP/ISEG antecipa mais crescimento no terceiro trimestre

Consumo privado pode ser impulsionado pela menor retenção na fonte deste verão e pelo pagamento do suplemento extraordinário de pensões.

Entrevista

Consumo de droga em Portugal: Evolução “preocupante” e a merecer “atenção redobrada”

Presidente do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD) afirma que “a situação atual do consumo de drogas em Lisboa e no Porto, embora preocupante, não é diretamente comparável ao cenário vivido no Casal Ventoso nos anos 1990”. No entanto, “apresentam semelhanças relevantes que justificam uma atenção redobrada por parte das entidades públicas e da sociedade civil”, avisa. João Goulão, que aguarda que seja escolhido o seu sucessor no instituto, defende que “as respostas mais eficazes nem sempre coincidem com as mais intuitivas”. Afirma, nesse sentido, que “remover o consumo da vista pública não elimina o fenómeno, apenas o desloca, tornando-o mais invisível, mais perigoso e menos controlável”.

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta terça-feira

O Governo entregou uma nova versão da lei dos estrangeiros, após o chumbo do Tribunal Constitucional, que vai ser reapreciada esta terça-feira no Parlamento. Na proposta, o Executivo mantém o prazo de dois anos de residência válida para pedir o reagrupamento familiar, mas admite várias exceções, incluindo para cônjuges. O debate no Parlamento acontece no mesmo dia em que arranca oficialmente o período de campanha para as autárquicas de 12 de outubro.

Quem tem medo da Rússia?

A resposta deveria ser: todos nós. Porque não se trata apenas de recear uma invasão militar ou uma escalada nuclear. Trata-se de reconhecer que o maior perigo hoje é interno: é a erosão da confiança que mantém vivas as nossas democracias.

Confiança digital como o novo capital da Inteligência Artificial

Neste momento, estamos perante uma chance de redefinir como olhamos para a inovação, não apenas como avanço tecnológico, mas como contrato social.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.