[weglot_switcher]
1212084
Em Foco

CGTP e UGT não fecham porta a 15º mês, mas querem conhecer proposta dos patrões

“Se há dinheiro para prémios, tem de haver dinheiro para o aumento dos salários”, defende o secretário-geral da CGTP. Sem rejeitar a proposta da CIP para um 15º mês de salário isento de IRS e contribuições, Tiago Oliveira quer saber quantas empresas podem ser abrangidas pela medida e ressalva a necessidade de conhecer primeiro o detalhe da proposta dos patrões. Já a UGT avança que “não está contra” a proposta, mas quer conhecer também detalhes da medida. Ambos os parceiros sociais acentuam a tónica nos aumentos salariais.

Atualidade

‘Super Mario’ aponta o caminho a Portugal: é preciso acelerar no lítio

Draghi elaborou roteiro mais ambicioso que o plano Marshall (que reconstruiu a Europa após a Segunda Guerra Mundial) e quer colocar a UE a investir ao ritmo das décadas de 60 e 70: 5% do PIB europeu, mais 800 mil milhões de euros por ano. Lítio é crucial, segundo o plano Draghi, e Portugal conta com as maiores reservas da Europa.

OE2025: Segunda ronda de negociações entre Governo e partidos arranca esta terça-feira

O PS mostra-se intransigente nas linhas vermelhas traçadas no IRS Jovem e descida transversal do IRC. O Executivo já sinalizou abertura para negociar estas medidas. E socialistas querem saber margem orçamental para discutir o orçamento do próximo ano. No entanto, ainda não é desta que o primeiro-ministro e Pedro Nuno Santos se vão sentar a mesa onde o OE2025 é o tema principal.

Mota-Engil: “Receio de algo que não se saiba” ajudou a tombar ações para mínimos de um ano

A cotação de mercado da construtora caiu de forma acentuada nas últimas três sessões da semana passada, o que leva a crer que as participações curtas detidas pelo fundo Muddy Waters pesaram no recuo dos investidores.

Sócio da DareData Engineering: “Há uma bolha na IA. Entregam-se serviços sem os saber fazer”

Ivo Bernardo, sócio da tecnológica portuguesa na qual a NOS tem uma participação de 20%, fala ao Jornal Económico das maiores problemas no desenvolvimento de Inteligência Artificial, inclusive as “expectativas irreais” das pessoas.

Ana Botín em 10 anos viu o Santander aumentar em 60 milhões o número de clientes

Em 10 de setembro de 2014, Ana Patricia Botín-Sanz de Sautuola O’Shea,~foi nomeada presidente executivo do Grupo Santander, sendo a quarta geração da família Botín a exercer esta função. Faz hoje 10 anos à frente do Grupo que escolheu para liderar o mercado europeu o português Pedro Castro e Almeida.

APRITEL diz que aumento de custos com exclusão da Huawei é “uma má notícia”

Estudo da EY para a Huawei mostra que a substituição da empresa chinesa na rede de comunicações móveis de quinta geração custaria 1,025 mil milhões de euros, motivando atrasos e tornando os processos mais caros.

EUA: norte-americanos suspensos pelo debate mais aguardado de sempre

Economia e Israel estarão na agenda de Kamala Harris – que tentará esbater a imagem de ‘esquerdismo’ que se lhe ‘colou’ à pele desde 2016. De Trump, espera-se que seja igual a ele mesmo – mas muitos republicanos duvidam que isso seja uma boa ideia.

Angola quer acolher cimeira empresarial dos EUA em África em 2025

Na visita a Angola, em janeiro, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, o equivalente a ministro dos Negócios Estrangeiros nos governos europeus, disse ao presidente angolano, João Lourenço, que “a relação é mais forte, é mais consequente, é mais abrangente que em qualquer ponto da amizade em 30 anos”.

Entrevista

Maria de Lurdes Rodrigues: “Temos que nos manter competitivos e procurar uma projeção internacional”

A reitora do ISCTE-IUL diz ao JE que a internacionalização ocupa um lugar chave na estratégia da instituição e do Ensino Superior, em geral. Admite problemas com os vistos dos estudantes extra-comunitários e defende uma política de formação e de sensibilização junto dos consulados portugueses nos vários países. É fundamental que se tornem “mais ágeis”, afirma.

Mercados

Bolsas abrem semana no ‘verde’. Inflação na Alemanha marca terça-feira

O índice PSI registou ganhos na primeira sessão da semana, em linha com o sentimento positivo que se viveu na generalidade das praças europeias. Esta terça-feira, destaque para os dados da inflação alemã referentes a agosto, em semana de taxas de juro do BCE.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta terça-feira

A inflação da maior economia europeia, em agosto, será publicada. Do outro lado do Atlântico, o frente a frente entre Kamala Harris (Partido Democrata) e Donald Trump (Partido Republicano).

Opinião

Os Paralímpicos, depois dos Olímpicos

Mais do que os Jogos Olímpicos foram estes Paralímpicos que Paris soube fazer prevalecer como um grande acontecimento desportivo. De facto, os paralímpicos deixaram, em Paris, de ser um evento simbólico, à sombra dos Olímpicos.

O compromisso social com a imigração

Quando a imigração ocorre em larga escala, pode ser difícil integrar adequadamente novos imigrantes à sociedade, especialmente se houver barreiras culturais, linguísticas e sociais significativas. Isso pode resultar em comunidades segregadas, onde os imigrantes têm pouco contato com a população local, o que pode agravar preconceitos e tensões sociais.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.