[weglot_switcher]

LG desenvolve tecnologia para minimizar vincos nos ecrãs dos telemóveis dobráveis

A LG Chem planeia iniciar a produção de uma nova tecnologia para ecrãs dobráveis no próximo ano. Os primeiros produtos devem começar a chegar em 2023.
13 Setembro 2021, 21h43

Além dos preços elevados, um dos principais problemas que os smartphones dobráveis enfrentam são os vincos nos ecrãs, que aparecem logo quando se dobram pela primeira vez e vão ficando mais pronunciados com a utilização diária. Mas a LG pode ter uma solução.

Esta semana. a LG Chem, a empresa do universo LG especializada no desenvolvimento e fabrico de produtos químicos, materiais e de tecnologias usadas em ecrãs e baterias, entre outros, anunciou um novo material para utilização em ecrãs dobráveis, que promete ser melhor que as outras tecnologias disponíveis actualmente. Segundo a empresa, este material é resistente como vidro e flexível como o plástico. Ao mesmo tempo, é fino, resistente ao aparecimento de fendas e reduz “significativamente” os vincos, quando comparado com as tecnologias de ecrãs dobráveis actuais.

O material foi pensado para ser aplicado por cima de um ecrã OLED para o proteger, mas ao mesmo tempo é suficientemente translúcido para permitir a passagem de imagens de alta resolução.

Segundo a LG Chem: “Este material é mais competitivo em termos de preço quando comparado com as películas de poliamida usadas actualmente e, devido à sua flexibilidade e durabilidade, manteve-se completamente liso, mesmo depois de ter sido dobrado mais de 200000 vezes.” O material pode ser dobrado em qualquer direcção.

A LG Chem mostrou algumas fotografias de esta nova tecnologia de ecrã, que recebeu o nome “Real Folding Window”. Apesar das garantias, não estão disponíveis fotos deste novo material dobrado da mesma forma que num smartphone dobrável, por isso é preciso que os primeiros dispositivos cheguem ao mercado para ter a certeza de que não aparecem vincos.

A empresa planeia desenvolver as capacidades de produção em massa durante o próximo ano, e os primeiros produtos devem começar a chegar aos consumidores em 2023.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.