[weglot_switcher]

Liderar a transformação digital e fomentar o crescimento

Porto acolheu a primeira conferência internacional sobre MES e Indústria 4.0.
20 Outubro 2023, 07h55

Vindos de todo o mundo, líderes das mais diversas indústrias reuniram-se durante dois dias no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto, para o o evento MES & Industry 4.0 International Summit (MESI 4.0 Summit), organizado pela Critical Manufacturing.

Grandes multinacionais como a TDK, Daikin, Micron, ABB ou Medtronic, e também empresas portuguesas como a Super Bock Group, Amorim Cork Composites ou Bial marcaram presença neste evento dedicado à  troca de ideias e experiências sobre a transformação digital no setor da manufatura.

O poder da digitalização

Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa em Portugal, iniciou o evento de dois dias expondo a odisseia digital de Portugal e as profundas implicações globais da Indústria 4.0.

O orador principal, Jeff Winter, Sr. Director of Industry Strategy, Manufacturing na Hitachi Solutions, e Strategic Advisor para a publicação IIoT World deixou claro: “a Indústria 4.0 avançou muito para além da fase em que era apenas uma buzzword. Estamos agora a ver o seu real valor, mas a jornada de transformação digital é única em cada empresa. É por isso que é tão importante que todos, desde o chão de fábrica até aos cargos de direção se reúnam em conferências como esta”, concluiu o especialista.

Já o orador Michael Kaiser, Lead Smart Manufacturing na empresa de dispositivos médicos B. Braun afirmou: “Estamos muito entusiasmados com o que temos sido capazes de alcançar com a implementação do MES. Consideramos por isso muito importante apresentar as nossas experiências a colegas não só da área de dispositivos médicos, mas também de outras indústrias. Aprendemos muito uns com os outros”.

Os participantes foram unânimes quanto ao facto de que a transformação digital é uma prioridade para as empresas industriais de todo o mundo.

Foi ainda mensagem central que os sistemas de MES são também uma peça fundamental na transformação digital, já que permitem às empresas recolher e analisar dados em tempo real, tomar decisões mais informadas e melhorar a eficiência das operações. “As empresas estão a abraçar avidamente o conceito da Indústria 4.0 e a demonstrar um grande interesse sobre as formas como a transformação digital pode ser aproveitada em seu benefício”, disse o CEO da Critical Manufacturing, Francisco Almada Lobo. “A Critical Manufacturing é especializada em criar valor para organizações nas áreas dos semicondutores, dispositivos eletrónicos, equipamentos industriais e dispositivos médicos, através da convergência de tecnologias que juntam a inteligência dos dados, as operações e a automação para a Indústria 4.0. Ao tirar o maior partido destas tecnologias, ajudamos as empresas a otimizar a sua produção e a aumentar a eficiência para que possam manter-se na liderança de um mundo digital em constante evolução. Através do nosso software de controlo de operações, as empresas conseguem desbloquear todo o potencial da Indústria 4.0, impulsionando o crescimento, a competitividade e o sucesso no mundo acelerado e interligado de hoje.”

A visão e a realidade da Indústria 4.0

O MESI 4.0 Summit contou ainda com uma sessão interativa organizada pelo Manufacturing Operations Management Institute que teve como objetivo avaliar o estado da sua visão/maturidade relativamente à Indústria 4.0. Paralelamente à sala principal, o participantes tiveram acesso a um espaço de exposição dos patrocinadores e parceiros do evento, e ao Expert Lab com demonstrações como a montagem de peças com um braço robótico e a automação de reposição de material em linha com um robot. Nesta espécie de laboratório, era ainda possível fazer uma visita virtual à fábrica da Preh Portugal, um dos grandes fornecedores mundiais de peças automóveis.

Patrocinadores

O sucesso do MESI 4.0 Summit foi alavancado pela presença dos patrocinadores HCLTech, Athena, Cognizant, L&T Technology Services, Infosys, Portainer.IO, RedHat, Rovisys, TATA Consultancy Services, FrontWell Solutions, Regenesia e Razorleaf.

 

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a Critical Manufacturing.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.