[weglot_switcher]

Lidl garante impacto de três mil milhões de euros em Portugal

Lidl admite que 50% dos produtos da sua marca são provenientes de fornecedores portuguesa, o que contribui para devolver o investimento à economia nacional.
30 Setembro 2024, 12h26

A retalhista Lidl continua a gerar impacto económico para Portugal. Só em 2023, a cadeia alemã contribuiu com 3.078 milhões de euros para a economia portuguesa, em linha com o período homólogo, representando 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB).

O estudo de impacto socioeconómico realizado pela Forvis Mazars revela ainda que as marcas próprias do Lidl geraram uma riqueza de quase mil milhões de euros para Portugal no último ano, um valor que representa um terço do impacto económico de toda a atividade da cadeia alemã em Portugal.

Assim, este valor significa que “por cada euro investido na cadeia de abastecimento de parceiros de marca própria do Lidl, tenham sido gerados na economia portuguesa 1,84 euros”.

Com as marcas próprias a representar cerca de 80% de todo o sortido da empresa, o Lidl admite que 50% dos produtos da sua marca são provenientes de fornecedores portuguesa, estando então a devolver investimento à economia nacional.

Ainda no ano passado, estas marcas próprias geraram quase 24 mil empregos diretos e indiretos no país. No total do ano, a atividade do Lidl em Portugal contribuiu para a geração e manutenção de 84.136 postos de trabalho, significando que por cada posto gerado, foram criados ou mantidos 10,4 novo empregos no país.

Segundo a cadeia retalhista, a agricultura, produtos alimentares e pesca foram os sectores mais impactos pelas marcas próprias, tanto a nível de geração de riqueza quando de emprego.

“Os resultados deste estudo refletem, para além do contributo significativo da nossa atividade global para o país no ano de 2023, o importante impacto das nossas marcas próprias na economia nacional. Ficamos muito satisfeitos por poder contribuir quer para o estímulo à produção nacional e promoção dos produtos portugueses, quer para a criação de emprego, afirmando o nosso compromisso com Portugal”, aponta Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl Portugal.

Em 10 anos, o Lidl já contribuiu com quase 23 mil milhões de euros para o PIB português.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.