[weglot_switcher]

Lidl investe 70 milhões em novo entreposto para o norte

Um novo entreposto do Lidl Portugal em Santo Tirso vai permitir o alargamento da capacidade de abastecimento de lojas de 77 para 100 unidades.
19 Fevereiro 2019, 16h41

Um investimento avaliado em 70 milhões de euros, melhores condições de trabalho para os colaboradores e o alargamento da capacidade de abastecimento de lojas, de 77 para mais de 100, garantindo assim uma maior eficiência de resposta, com ganhos de sustentabilidade e inovação. É este o novo projeto que a retalhista Lidl lançou esta terça-feira, na presença do secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres, e do presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

“Empenhado em Portugal e em ultrapassar os desafios do futuro, o Lidl Portugal tem investido no país e na sua operação em território nacional. Nesse sentido, para além da expansão e da renovação da sua rede de lojas, o retalhista arranca agora com a construção de um novo entreposto na Zona Industrial da Ermida, em Santo Tirso, que marca o desenvolvimento de uma nova zona industrial a Norte, fundamental para a comunidade, e que privilegiará o trabalho com fornecedores locais durante a edificação do projeto”, refere o Lidl.

Com uma área de 48 mil metros quadrados e uma localização próxima do atual entreposto, o futuro centro logístico do Lidl Portugal integrará 100% dos atuais recursos humanos, garantindo-lhes infraestruturas “com mais qualidade, espaço e conforto: a estrutura está projetada para oferecer mais luz natural, as zonas sociais serão mais modernas e espaçosas, estando também assegurado o conforto dos motoristas em salas reservadas com condições específicas”.

A inovação é igualmente uma das premissas do entreposto, “que contará com um armazém semi-robotizado que traduz um investimento diferenciador Lidl nos seus entrepostos, introduzindo-os num novo modelo industrial, no qual se incluem as tecnologias de automação na execução de edifícios inteligentes”

Do ponto de vista energético, contará com energias renováveis (painéis solares) e uma gestão inteligente da iluminação (garantida através de sensores), bem como câmaras de frio com um sistema de arrefecimento concebido, na sua generalidade, com gases/fluidos naturais que minimizam os efeitos nocivos para a camada do ozono.

“À semelhança de todos os nossos entrepostos e lojas, terá a certificação ISO50001 – um sistema de gestão de energia que visa um melhor desempenho, consumo e eficiência – e da certificação BREEAM –que classifica os edifícios sustentáveis tendo em conta categorias como: gestão, saúde e bem-estar, energia, transporte, água, materiais, resíduos, utilização do solo e ecologia, e contaminação; e que visa minimizar os efeitos negativos dos edifícios nos ambientes locais e globais, promovendo o conforto e saúde nos espaços interiores”.

De acordo com Hélder Rocha, Diretor Geral do Lidl Portugal para a região Norte, “este novo entreposto vem reforçar o nosso compromisso com o país, com os nossos colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes. Teremos uma capacidade de chegar a mais de 100 lojas, garantindo uma maior rapidez de resposta às mesmas, de incrementar a capacidade de armazenamento para 55mil paletes e de permitir um movimento mais eficiente de mercadoria com mais de 90 cais no novo edifício. Com este investimento pretendemos reforçar a nossa premissa de qualidade ao melhor preço perante todos os nossos stakeholders a norte do país”.

O Lidl está há 23 anos a operar em Portugal, detendo mais de 250 lojas e 4 entrepostos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.