A reforçar o seu compromisso com as famílias portuguesas e sobretudo no que toca ao seu poder de compra, o Lidl tem vindo a baixar os seus preços. Desde o início do ano, foram já 537 os produtos que ficaram mais acessíveis. Agora o Lidl está a baixar os preços a mais 50 dos seus artigos, fazendo um total de 600 produtos com preços reduzidos. Tudo para que a promessa de facilitar a vida das famílias se cumpra da maneira mais concreta e com o impacto mais positivo.
Novas categorias todas as semanas
Esta nova vaga de preços acontece ao longo de várias semanas. Primeiro foi a vez das frutas e legumes, com uma descida média de 12,2%. A banana certificada Rainforest Alliance, por exemplo, passou a custar 1,19€ por kg, o seu valor mais baixo desde 2023. Também já foi reduzido o preço de um conjunto de alimentos como abacate 700g, cebola, batata vermelha, salada camponesa e salada iceberg. Nas próximas semanas será a vez dos iogurtes e dos produtos de limpeza, seguindo-se várias outras categorias, de forma faseada. “Em tempos de incerteza económica e de subida da inflação, a nossa prioridade é continuar a ser um parceiro confiável para os nossos clientes”, afirma Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl Portugal.
Eficiência permite baixar preços
Esta baixa de preços só é possível devido à eficiência operacional do Lidl. Os seus processos otimizados traduzem-se em poupanças efetivas. Bruno Pereira dá-nos exemplos concretos e explica as medidas tomadas que envolvem as mais diversas componentes da atividade, da produção à logística e à tecnologia.
A otimização do transporte, bem como a gestão da operação e dos stocks, fazem parte da logística do Lidl que, como revela o administrador, é um pilar fundamental nesta estratégia de redução de preços. “Acreditamos que uma logística de excelência não se resume a mover produtos, mas sim a movê-los da forma mais rápida, económica e eficiente possível. Essa eficiência traduz-se diretamente em poupanças que conseguimos transferir para os nossos clientes através de preços mais competitivos”, acrescenta o administrador.
A tecnologia também conta
A tecnologia, como não podia deixar de ser, é um dos agentes importantes desta redução de preços. Bruno Pereira atesta que “a tecnologia desempenha um papel crucial na otimização de cada etapa da nossa operação, desde a produção até ao ponto de venda, resultando em significativas reduções de custos que são transferidas para o cliente final.” Tudo isto também requer uma análise cuidada, que passa por uma gestão inovadora dos custos. Através da App Lidl Plus, por exemplo, é incentivada a via digital, e no formato físico, a sua política garante a emissão dos talões de compra mais curtos do retalho. Esta concisão permite uma gestão mais eficiente dos rolos de impressão, resultando em poupanças consideráveis, além de um menor impacto ambiental. Graças à implementação de preçários digitais nas mais de 280 lojas Lidl, é eliminada a respetiva impressão, tal como no sistema de encomendas exclusivamente digital que além de reduzir o uso de papel também aumenta a eficiência operacional. Por fim, uma análise de dados avançada otimiza processos, prevê a procura com maior precisão e identifica oportunidades de redução de custos em toda a cadeia de valor.
Ainda sobre esta baixa de preços, Bruno Pereira lembra que “no Lidl, acreditamos que o acesso a produtos de qualidade não deve ser um luxo. Esta nova baixa de preços é a prova do nosso empenho em contribuir para a sustentabilidade das economias familiares, oferecendo mais valor por cada euro gasto. Comprar no Lidl vale mesmo a pena.”
Como o Lidl reduz os seus preços
Para tornar os seus produtos ainda mais acessíveis aos consumidores portugueses, o Lidl adotou uma estratégia robusta que envolve todas as fase da operação:
– O reposicionamento ágil dos artigos nas prateleiras, com a utilização de caixas de cartão para dispor os artigos;
– A compra de artigos em grande volume (o Lidl tem 280 lojas em Portugal) permite reduzir valores de compra sem impactar negativamente os fornecedores e, consequentemente, possibilita um preço final menor para o cliente;
– A aquisição direta aos produtores, permite eliminar intermediários e gerir o transporte até aos centros logísticos, conseguindo uma poupança em comissões. O resultado é uma redução direta do preço final para o cliente.
Este conteúdo foi produzido em parceria com o Lidl.
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