[weglot_switcher]

Liga dos Campeões: FC Porto reencontra ‘canhões’ ingleses avaliados em mais de mil milhões de euros

O Arsenal foi o adversário que calhou em sorte à formação portuguesa. O atual líder da Premier League conta com um plantel avaliado em 1,1 mil milhões de euros e dois jogadores com valores de mercado igual ou superior a 100 milhões de euros.
Pepe (FC Porto)
18 Dezembro 2023, 13h34

Os ingleses do Arsenal são o adversário do FC Porto nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, depois do sorteio realizado em Nyon, na Suíça esta segunda-feira, 18 de dezembro.

Os gunners (canhões) como assim são conhecidos lideram atualmente a Premier League e contam com um plantel avaliado em 1,1 mil milhões de euros, onde se destacam o extremo inglês Bukayo Saka, que de acordo com o Transfermarkt tem um valor de mercado de 120 milhões de euros e o médio britânico Declan Rice avaliado em 100 milhões de euros, ele que se transferiu esta época dos também londrinos do West Ham para o Arsenal a troco de 116 milhões de euros.

Já o plantel do FC Porto surge avaliado pelo Transfermartk em “apenas” 289 milhões de euros e onde o guarda-redes português Diogo Costa (45 milhões de euros) surge como o jogador mais valioso.

Diante do Arsenal os portistas vão reencontrar o antigo jogador dos ‘azuis e brancos’ Fábio Vieira, que em 2022 rumou a Londres por 35 milhões de euros.

Cada vitória representa um bónus de 2,9 milhões de euros, sendo que o empate garante 930 mil euros. Caso o FC Porto consiga o apuramento para os quartos-de-final receberá mais 10,6 milhões de euros.

Futebolisticamente falando este acaba por ser um adversário de má memória para os comandados de Sérgio Conceição, dado que nos seis jogos disputados (sempre na Liga dos Campeões), somente por duas ocasiões a vitória sorriu ao conjunto português.

O último confronto luso-britânico aconteceu em 2010, curiosamente também nos oitavos-de-final da Champions, com o FC Porto a vencer o encontro da primeira-mão em Portugal por 2-1, sendo depois goleado em Inglaterra por 5-0.

No entanto, a última memória do Arsenal frente a equipas portuguesas não é das melhores, já que na última temporada caíram aos pés do Sporting CP nos oitavos-de-final da Liga Europa, após um desempate por grandes penalidades em território inglês.

A primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões está marcada para o Estádio do Dragão a 21 de fevereiro e a segunda mão em Londres, agendada para 12 de março.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.