[weglot_switcher]

Liga dos Campeões. ‘Águias’ e ‘dragões’ entre os que mais contrariam domínio das ‘big five’

Nas últimas cinco edições da ‘Champions’, só quatro clubes fora das cinco principais Ligas europeias atingiram os quartos e meias-finais da Liga dos Campeões. E é em português que se vai contrariando os domínio dos ‘tubarões’ do ‘Velho Continente’.
  • Valentyn Ogirenko/Reuters
17 Setembro 2019, 13h21

Mesmo ausente da edição 2019/20 da Liga dos Campeões, fruto da eliminação frente aos russos do Krasnodar, o FC Porto é o clube em maior destaque no relatório Football Benchmark, da KPMG, que perspetiva aquilo que poderá ser a mais recente edição da competição de clubes mais importante do mundo.

O relatório da KPMG aborda o domínio das ‘big five’ (as cinco principais ligas europeias (Premier League, La Liga, Serie A, Bundesliga e Ligue 1) na Liga dos Campeões e nota que nas últimas cinco épocas da Liga dos milhões, apenas por quatro ocasiões qualificaram-se para os quartos-de-final equipas fora das ‘big five’ (FC Porto por duas vezes e SL Benfica por uma ocasião). No mesmo período (cinco edições da ‘Champions’), o Ajax foi o único clube fora dos cinco principais Ligas a chegar às meias finais. De resto, há cinco anos que nenhuma equipa fora das ‘big five’ atinge a final da Liga dos Campeões.

Nestas estatísticas, a KPMG nota que o último ‘conto de fadas’ da Liga dos Campeões foi falado em português quando em 2004, o FC Porto liderado por José Mourinho arrebatou o título máximo europeu de clubes, ao derrotar o AS Monaco por 3-0 em Gelsenkirchen.

FC Porto: no melhor… e no pior

O relatório Football Benchmark da KPMG olha para os participantes desta edição da Liga dos Campeões e só “rostos familiares”, com a Atalanta de Itália a ser a única exceção entre os candidatos aos milhões da UEFA.

Entre os clubes que poderiam estar nesta fase de grupos, a KPMG realça uma “ausência surpreendente”: pela primeira, após oito épocas de participações consecutivas, o FC Porto não vai marcar presença. Um facto surpreendente para a KPMG.

Alemães na estreia do SL Benfica

O RB Leipzig estreia esta terça-feira, no Estádio da Luz, o SL Benfica europeu de Bruno Lage, na partida que marca o arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões. Com os ‘encarnados’ sozinhos na ‘casa dos milhões’, em virtude de ser o único português em prova, cabe à equipa liderada por Bruno Lage defender a bandeira portuguesa, numa prova onde o acesso é cada vez mais restritos e os prémios são cada vez mais avultados.

A KPMG fez as contas e concluiu que o clube que vencer todos os jogos da Liga dos Milhões leva para casa um valor total de 82,45 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.