A Lightsource BP Portugal anunciou esta terça-feira uma parceria de cooperação com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS-CIBIO) da Universidade do Porto. “Esta aliança contribui para a forma como a biodiversidade é integrada nos projetos de energia renovável da Lightsource BP, marcando um novo capítulo na afirmação da empresa em Portugal”, refere a empresa.
A Lightsource BP é uma joint venture de 50%/50% entre a BP e um líder global em desenvolvimento solar,
Numa iniciativa de consolidação da estratégia de integração da biodiversidade nas atividades da empresa, esta parceria estratégica foca-se em três pilares, que pretendem ser disruptivos. Um primeiro que consiste na consultoria especializada em avaliação de impacte ambiental. O segundo consiste na implementação dos objetivos de “Biodiversity Net Gain” e o terceiro consiste na investigação aplicada em biodiversidade e sequestro de carbono no solo.
“As actividades previstas neste protocolo permitirão à Lightsource bp Portugal reforçar o seu papel enquanto uma das empresas que mais contribui para a proteção, restauro e promoção do uso sustentável das áreas dos seus projectos”, lê-se no comunicado.
“Esta colaboração é muito relevante para a actividade da Lightsource bp, ao conjugar as competências globais da empresa na criação de projetos de energia renovável com o conhecimento científico do BIOPOLIS-CIBIO”, acrescenta a empresa.
“Esta união não apenas amplifica os nossos esforços na conservação e preservação da biodiversidade, mas também traça um caminho inovador para o desenvolvimento sustentável ancorado pelas energias renováveis”, frisa Miguel Lobo, Country Head da Lightsource bp em Portugal.
“De um ponto de vista do BIOPOLIS-CIBIO, esta é uma oportunidade para aprofundar o conhecimento e a investigação científica aplicada, já iniciada no contexto da colaboração com outras empresas, sobre os impactes das infraestruturas de produção e transporte de energia na biodiversidade”, acrescenta na nota Francisco Moreira, investigador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS-CIBIO) da Universidade do Porto.
“Esperamos que nossa investigação sirva de suporte para a tomada de decisão no contexto da mitigação e compensação de impactes sobre a biodiversidade, não só pela Lightsource bp mas por outros intervenientes na área da proteção ambiental”, conclui.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com