Linha de apoio à saúde mental da UMInho soma 105 atendimentos no primeiro ano

No apoio à saúde mental na pandemia, a linha, a primeira do género criada no país, contou com a colaboração de 41 especialistas das Escolas de Psicologia e Medicina da UMinho e do Centro de Medicina Digital P5.

A Linha de Apoio Psicológico SOS Covid-19, primeira linha telefónica universitária do género em Portugal, assinala esta quinta-feira um ano com um total de 105 atendimentos, da academia e da sociedade civil em Braga e Guimarães, cidades onde a Universidade tem os campi.

A maioria dos atendimentos ocorreu entre março e maio de 2020. As solicitações em geral incidiram em dificuldades/preocupações pessoais e familiares (74%), além de contextos académicos (9%) e pedidos de informação ou outros assuntos (15%). A intervenção psicológica respondeu a necessidades de estabilização emocional (66%), compreensão e organização da nova experiência (20%), questões académicas (8%) e encaminhamento para serviços especializados (7%). Quase um terço dos pedidos motivou um contacto para monitorizar o bem-estar e a estabilidade emocional do/a utente.

Para apoiar a saúde mental dos cidadãos na pandemia, a linha coordenada pela Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi), com o número gratuito 253144420, contou com a colaboração de 41 especialistas das Escolas de Psicologia e Medicina da UMinho e do Centro de Medicina Digital P5.

“Neste cenário pandémico invulgar de alteração das rotinas e do confinamento dos espaços físicos e relacionais, em que a perceção de segurança pessoal, a diferentes níveis, pode estar ameaçada em algum momento, as respostas de instabilidade emocional e comportamental são normais, mas podem ser difíceis de aceitar e de regular”, admite Eugénia Ribeiro, coordenadora da unidade de intervenção da APsi e professora da Escola de Psicologia da UMinho.

O modelo de intervenção em crise da linha SOS foi alvo de um artigo científico na revista internacional “Counselling Psychology and Quartely”.

 

Ler mais
Recomendadas

Escolas de negócios respondem à pandemia com novos programas

Inovação & Empreendedorismo, International Business e Branding Territorial são exemplos de temáticas que em 2021 chegam ao mercado.

Equipa do equipa do INESC TEC vence grande prémio de inovação da Casa da Moeda

O projeto Identidade Digital Inclusiva Não Autoritativa assegura um dos direitos fundamentais dos cidadãos: o registo de identidade. “É exatamente aquilo que procuramos distinguir e implementar”, afirmou Gonçalo Caseiro, presidente da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, na entrega do prémio.

Alunos de MBA da Porto Business School vencem competição global

Solução de aquicultura para peixes alimentados com insetos criada por uma equipa do The International MBA da Porto Business School destaca-se em competição mundial com 85 equipas participantes.
Comentários