[weglot_switcher]

Linha de crédito com garantia de Estado no valor de 6,2 mil milhões de euros pode esgotar hoje

A dotação da linha de crédito de 6,2 mil milhões de euros poderá ter de ser reforçada também depois de atingido o limite, segundo Paulo Macedo. “Já foi dito que a possibilidade é de a linha ir até aos 13 mil milhões”, referiu o presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos, em audição na Comissão de Orçamento e Finanças.
  • Paulo Macedo
22 Abril 2020, 11h30

Existe a possibilidade de a linha de crédito com garantia de Estado, com uma dotação total de 6,2 mil milhões de euros, anunciada pelo Governo, esgotar hoje.

A opinião é de Paulo Macedo, presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que diz que é apenas necessário “fazer as contas” ao número de pedidos e de aprovações de concessão de crédito que os banqueiros já anunciaram.

Em audição na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), o CEO do banco do Estado alertou que “se as propostas que os diferentes bancos disseram que tiveram, admitindo que têm a documentação toda, forem aprovadas, a linha deve esgotar hoje”. “É fazer as contas”, reforçou.

A linha de crédito anunciada pelo Governo de 6,2 mil milhões de euros ficou disponível na tarde de sexta-feira passada, quando o portal informático ficou pronto para carregar pedidos de crédito. No entanto, devido ao avultado número de pedidos, o sistema ficou em suspenso até ao início da tarde desta terça-feira.

Esta linha seguiu-se à linha Capitalizar 2018 – Covid-19, que foi a primeira medida de apoio à economia anunciada pelo Governo, que incialmente tinha uma dotação de 200 milhões de euros, sendo depois reforçada para 400 milhões. Esta linha, no entanto, já se encontra esgotada.

Desta forma, a dotação da linha de crédito de 6,2 mil milhões de euros poderá ter ser reforçada também. “Já foi dito que a possibilidade é de a linha ir até aos 13 mil milhões”, referiu Paulo Macedo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.