A bolsa de PSI acompanha os leves ganhos que se registam nas principais praças da bolsa europeia, já que o índice PSI avança 0,09% para 6.803 pontos ao final da manhã desta segunda-feira.
Entre as várias cotadas, o BCP é protagonista da maior subida, na ordem de 1,62%, com as ações a alcançarem os 0,5536 euros. A Mota-Engil está a ganhar 1,19% para 3,402 euros, ao passo que a soma 1,15% e está nos 8,80 euros.
Por outro lado, a Altri contraiu 1,44% para 6,14 euros, seguida pela queda de 0,58% na Sonae, até aos 1,02 euros.
Entre os principais índices das bolsas europeias, registam-se subidas de 0,50% na Alemanha, 0,35% em Itália, 0,33% em Espanha, 0,20% em França e 0,16% no Reino Unido, ao mesmo tempo que o índice agregado Euro Stoxx 50 encaixa 0,26%.
No mercado de futuros, o Brent sobe 0,68% para os 72,10 dólares por barril, ao mesmo tempo que o crude avança 0,81% e está a ser negociado em 68,84 dólares por barril. No mercado cambial, o euro avança 0,27% face ao dólar, pelo que um euro está a ser negociado em torno dos 1,0843 dólares.
“É positivo o sentimento que se vive entre as principais praças europeias, impulsionado pelo discurso de Trump na passada sexta-feira, que mostrou poder haver alguma flexibilidade quanto às medidas tarifárias a serem aplicadas a partir de dia 2 de abril”, aponta-se na análise do Departamento de Mercados Acionistas do Millenium Investment Banking.
“Desta forma, empresas com maior exposição à China, como as de Recursos Naturais, são algumas das mais animadas esta manhã. O Automóvel, um dos setores mais impactados pelas medidas tarifárias, segue também entusiasmado”, salientam os analistas, antes de um olhar à vertente macroeconómica.
“A impulsionar o sentimento estiveram também os dados de atividade económica divulgados esta manhã, onde foi revelado um alívio acima do esperado no ritmo de contração na indústria, ainda que a leitura dos serviços tenha desacelerado de forma inesperada”, aponta-se.
“No plano empresarial, destaque para a Bayer, que recebeu um veredito negativo que a obrigará a pagar uma indemnização multimilionária. A Kering segue-se também entre os maiores movimentos, estendendo a tendência negativa que acumula há 7 sessões consecutivas, sofrendo hoje cortes de duas casas de investimento depois de ter anunciado novo diretor criativo para a Gucci”, assinalam ainda os analistas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com