O encontro tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e contará com a presença de vários membros do governo autárquico, como a vereadora da Educação da Câmara, Catarina Albergaria, e o diretor do Departamento de Educação da Câmara, Paulo Agostinho, estando igualmente presente João Carlos Sousa, diretor da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), Maria João Horta e António Silva, da Direção Geral da Educação, e Filipe Almeida, presidente do Portugal Inovação Social.
Estará também presente Guilherme Collares Pereira, diretor da Fundação EDP, Luís Jerónimo, da Fundação Calouste Gulbenkian, Fernanda Ledesma, da Associação Nacional de Professores de Informática, e Manuela Pinto, da Direção da Associação Nacional de Professores de Inglês.
O Apps for Good é um programa lançado há cinco anos pelo CDI, uma Organização Não-Governamental, que tem como objetivo o desenvolvimento de apps para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.
A operacionalização do projeto decorre ao longo do ano letivo, onde professores e alunos têm acesso a conteúdos online com uma metodologia de projeto de cinco passos. Para apoiar no desenvolvimento do projeto, os participantes têm acesso a uma rede de especialistas que se ligam online à sala de aula, para prestar todo o apoio de esclarecimento de dúvidas.
Nestes encontros as equipas fazem um pitch de cerca de três minutos a um júri constituído por representantes de diversas empresas apoiantes do programa e têm a possibilidade de se apresentar a publico num Marketplace. No final de cada encontro haverá um prémio do público. São ainda selecionadas 21 equipas que estarão presentes no evento final agendado para setembro na Fundação Calouste Gulbenkian.
Esta terceira edição já passou pelos Açores, a 23 de junho e em Matosinhos, no passado dia 27 de junho.
Apps for Good conta com vários parceiros, como a Siemens, Microsoft, Fundação Calouste Gulbenkian, Synopsys, Fundação PT, entre outros, mas também parceiros institucionais, como a Direção-Geral de Educação, a Associação Nacional de Professores de Informática, a APDC, a Educom, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e a Associação Portuguesa de Professores de Inglês. Este programa é ainda financiado pelo Iniciativa Portugal Inovação Social.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com